Apucarana

Viaduto homenageia pioneiro Manoel Natal Bertoli

Lei estadual que nomeou viaduto de acesso ao Correia de Freitas foi sancionada pelo governador

Da Redação ·

Foi sancionada no último dia 10, pelo governador Ratinho Junior, lei estadual 10.767 que dá o nome do pioneiro de Apucarana Manoel Natal Bertoli, ao viaduto da BR-376 de acesso ao aeroporto e ao Distrito de Correia de Freitas, localidade onde o homenageado residiu.

continua após publicidade

O projeto de lei, de autoria do deputado Tiago Amaral (PSB), foi uma sugestão do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. "É uma grande satisfação poder participar dessa homenagem a este grande pioneiro. Encaminhei este pedido ao deputado Tiago Amaral quando eu ainda era prefeito. O projeto foi aprovado pela Alep e agora sancionado pelo governador Ratinho Junior, o que me deixa bastante contente. Três filhos dele foram vereadores na cidade e o neto, Mauro, é vereador no quinto mandato", comenta. 

O vereador Mauro Bertoli destaca que a homenagem é mais que merecida, uma  vez seu avô contribuiu muito para o desenvolvimento do distrito de Correia de Freitas. “Meu avô  se instalou no distrito em 1942 e ali morou sua vida inteira e criou a família. É merecido que esse viaduto perpetue o nome dele ”, afirma.

continua após publicidade

No quinto  mandato na Câmara de Apucarana, Bertoli está na segunda geração da família de representantes no legislativo. Seu Manoel Natal Bertoli teve sete filhos e três deles foram vereadores. “O filho mais velho do meu avô, o João Bertoli foi vereador na década de 70, meu tio Valdevino ocupou cargo na década de 90 e meu pai, Volveno, também foi vereador”, comenta Bertoli.

Para o prefeito Junior da Femac a homenagem é muito justa e importante para a família Bertoli. “Vale lembrar toda a história dos Bertoli em Apucarana, marcada pela luta na agricultura, notadamente na região do Distrito de Correia de Freitas e pela sua frequente participação na vida pública. O viaduto da BR-376, no acesso ao Correia de Freitas ganha merecidamente o nome de Manoel Natal Bertoli”, comenta o prefeito Junior da Femac.

O viaduto de acesso ao distrito faz parte do pacote de obras de duplicação da Rodovia do Café.