MAIS LIDAS
VER TODOS

APUCARANA

Vereador pede desculpas por fala preconceituosa contra nordestinos

Antônio Garcia disse que "nordestinos não gostam de trabalhar" ao votar projeto que tratava sobre o turismo

Da Redação

·
Vereador Antônio Garcia, o Toninho Garcia (União Brasil)
Icone Camera Foto por tnonline
Vereador Antônio Garcia, o Toninho Garcia (União Brasil)
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.08.2023, 15:59:03 Editado em 15.08.2023, 16:11:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O vereador Antônio Garcia, o Toninho Garcia (União Brasil), pediu desculpas pela fala preconceituosa contra nordestinos proferida durante a última sessão da Câmara de Apucarana, no norte do Paraná. Ao votar projeto que tratava sobre o turismo, Garcia disse que "os nordestinos não gostam de trabalhar". Reveja o vídeo abaixo.

continua após publicidade

Em nota, o vereador afirma que repudia qualquer ato de discriminação, seja por raça, gênero, orientação sexual, religião, ideologia, origem étnica ou qualquer diversidade e pede desculpas à toda comunidade nordestina pela fala equivocada durante a sessão plenária.

"Destaco que reconheço como trabalhadores e produtores de riqueza ao país, todos aqueles oriundos da citada região brasileira. Reafirmo, que minha intenção e propósito jamais foram ofender ou mesmo manifestar qualquer sentimento de discórdia, bem como não foi minha intenção ou desejo provocar qualquer forma de preconceito ou falta de respeito. Priorizando a união de todos em prol do desenvolvimento do município e do Vale do Ivaí, quero igualmente manifestar pedido de desculpas aos meus pares nesta Casa, manifestando total respeito a atividade legislativa e aos brasileiros de qualquer origem", diz o texto.

continua após publicidade

REPERCUSSÃO NEGATIVA

Antônio Garcia fez o comentário durante votação de projeto de lei que declara de utilidade pública a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí Turismo (Amuvitur). “É um projeto tão importante, porque o pessoal sai daqui e vai para o Nordeste. No Nordeste, o pessoal não gosta muito de trabalhar, uma parte lá, não todos, não vamos abranger todos, não, mas daí tem o turismo do Nordeste, tem as águas do Nordeste. Aí agora vai fazer o contrário, vai vir para o turismo de Apucarana. Então, de vez a gente sair daqui para outras áreas de turismo, a gente vai angariar mais gente para o turismo de Apucarana”, disse.

O vereador Moisés Tavares (Cidadania) rebateu no discurso seguinte a fala preconceituosa. “Repudio veementemente aqueles que têm qualquer tipo de preconceito com outros irmãos de outros estados, de outras regiões, E reconhecendo o total trabalho das pessoas dignas, daquelas que fazem a economia e o turismo de qualquer região, como filho de um nordestino, repudio qualquer forma de preconceito”, afirmou.

O vereador Lucas Leugi (PP) também reagiu. “Existe uma frase que diz assim: há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida. Tem gente que perde a oportunidade de ficar quieto. Eu quero aqui me solidarizar a você, Recife (vereador), que veio do Nordeste e tantas outras famílias que vieram do Nordeste procurar uma vida melhor, qualidade de vida para a sua família. Tenho muitos amigos que vieram do nordeste e a eles tenho o maior respeito”, disse.

continua após publicidade

O vereador Rodrigo Lievore (União Brasil), o Recife, também lamentou a fala. Ele destacou suas origens no Nordeste, do qual recebeu o apelido. "Tenho que deixar registrado o orgulho de ser nordestino. Ocupa uma cadeira aqui na Câmara um nordestino, que carrega no nome a cidade onde nasceu. O povo nordestino é muito trabalhador e muito competente", disse.

Toninho tentou emendar depois. “A gente fala de um jeito e a pessoa interpreta de um outro. Para quem sabe ler um pingo é letra. Eu não discrimino pessoas do Nordeste”, afirmou.

Assista o vídeo:

continua após publicidade

Antônio Garcia, de Apucarana, fez declaração preconceituosa ao votar projeto que tratava sobre o turismo tnonline

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Vereador pede desculpas por fala preconceituosa contra nordestinos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!