Candidatos a prefeito, a vereador e partidos políticos tiveram até o último dia 5 para entregar à Justiça Eleitoral a prestação de contas da campanha eleitoral. Veja abaixo
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Demonstrativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que a eleição de 6 de outubro deste ano teve um custo de aproximadamente R$ 1,4 milhão para os quatro candidatos a prefeito de Apucarana. O total arrecadado para as despesas foi de R$ 1,6 milhão e a maioria da receita de todos os candidatos foi oriunda do Fundo Especial de Financiamento de Campanhas (FEFC).
Cada candidato ao Executivo poderia gastar até o limite de 377.972,17 estabelecido pela Justiça Eleitoral. De acordo com a legislação eleitoral, as sobras de campanha provenientes do FEFC devem ser devolvidas à União, enquanto as sobras de doações de pessoas físicas devem ser depositadas na conta do partido.
O candidato a prefeito que teve a maior despesa de campanha foi Rodolfo Mota (União Brasil), eleito com 42,5 mil votos, ou seja, com 63,67% dos votos válidos. De acordo com o declarado à Justiça Eleitoral, ele teve uma despesa de R$ 504,3 mil, tendo arrecadado R$ 524,1 mil. A maior parte da receita veio do FEFC, em torno de R$ 515,9 mil.
O segundo maior gasto foi do candidato Paulo Vital (PL), que ficou na terceira colocação no pleito eleitoral com 4.917 votos (7,35%). Ele declarou ter arcado com um custo de R$ 406,9 mil, para uma receita obtida de R$ 420 mil. Em torno de R$ 407 mil foram provenientes do FEFC.
O candidato Rodrigo Recife (MDB), que somou 15.499 votos (23,18%), declarou ter gasto R$ 338 mil na campanha eleitoral, tendo uma arrecadação de R$ 358,8 mil. Deste total, R$ 338 mil vieram do FEFC.
Já a candidata Professora Jane Reis (PT), que somou 3.876 votos no pleito de outubro, declarou à Justiça Eleitoral ter gasto em torno de R$ 169,9 mil e arrecadado R$ 315 mil vindos do FEFC.
VEREADORES
Os 11 candidatos eleitos a vereador gastaram um montante de R$ 143,9 mil na campanha eleitoral, totalizando uma receita declarada de R$ 226,4 mil. O limite de gastos para cada concorrente à Câmara Municipal era de R$ 128,9 mil.
O candidato à Câmara Municipal com maior gasto, conforme consta da prestação de contas, foi Guilherme Livoti (União Brasil). Ele informou ter contratado uma despesa de R$ 30,2 mil e arrecadado R$ 54,8 mil. No site, no entanto, ele declara ter pago até agora R$ 9,6 mil das despesas contratadas.
Depois de Livoti vem José Airton Deco de Araújo (Agir), que declarou uma despesa de R$ 20 mil e uma receita de R$ 24,2 mil.
O terceiro maior gasto entre os concorrentes a vereador foi de Danylo Acioli (MDB), que declarou à Justiça Eleitoral uma despesa de R$ 14,7 mil e uma arrecadação de R$ 25,2 mil.
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