MAIS LIDAS
VER TODOS

Padroeira do Brasil

Veja a história da Igrejinha, a Paróquia de Nossa Senhora em Apucarana

Primeira capela foi construída em 1945 por pioneiro que recebeu graça da Padroeira do Brasil

Da Redação

·
Em agosto, monumento de Nossa Senhora Aparecida foi instalado em frente à igreja
Icone Camera Foto por TNOnline
Em agosto, monumento de Nossa Senhora Aparecida foi instalado em frente à igreja
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.10.2024, 09:30:29 Editado em 11.10.2024, 16:53:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Apucarana, foi criada em 19 de março de 1966 pelo então bispo diocesano Dom Romeu Alberti. No entanto, a sua história começou 21 anos antes, em 1945, quando a primeira capela de madeira foi construída.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Exposição em Apucarana traz 400 representações de Nossa Senhora; veja

Localizada no final da Rua Oswaldo Cruz, a igreja está ligada diretamente a história do próprio município de Apucarana.

continua após publicidade

Em 1945, o pioneiro José Gomes doou um terreno para a construção da primeira igreja após ter feito uma promessa pela recuperação de um problema de saúde da esposa e ter a graça alcançada. Com ajuda de alguns pioneiros, como Davino Colauto, João Câmara e Antonio de Oliveira Rosa, ele construiu naquele mesmo ano uma pequena capela, colocando no seu interior uma imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, sua santa de devoção.

Não demorou para a população começar a chamar a pequena capela de “igrejinha” e, depois, a região de “Bairro da Igrejinha”. Curiosamente, não há um bairro com esse nome oficialmente na cidade.

Com o crescimento de Apucarana e aumento do número de fiéis, as celebrações dominicais eram quase sempre realizadas fora da capela. Dentro do pequeno templo, cabiam poucas pessoas. Por conta disso, a comunidade fez uma grande mobilização para, no ano de 1963, comprar dois lotes de terra e aumentar a capela.

continua após publicidade

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida foi instalada oficialmente em 27 de março de 1966, se desmembrando da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, com a posse do primeiro pároco, o padre José Antonio Anciano Camacho.

No dia 29 de janeiro de 1967, segundo texto publicado pela paróquia na internet, foi empossado por Dom Romeu o padre Eugênio Cassol. Neste dia, o bispo entrega ao novo pároco a pedra fundamental da futura igreja.

Em 1969, a ‘igrejinha’ é demolida. Em 25 de janeiro de 1970, o Centro Comunitário Paroquial, de madeira, é inaugurado e a igreja passa a funcionar provisoriamente no segundo pavimento, enquanto o inferior é utilizado para festas e outros eventos da comunidade.

continua após publicidade

Um acidente em 15 de setembro de 1972 marcou a história da paróquia. Por volta das 20h15, o local estava lotado por conta da chegada de uma nova imagem de Nossa Senhora, quando o assoalho cedeu com o excesso de fiéis. Dezenas de pessoas ficaram feridas. No entanto, não houve registro de mortes.

Com o acidente, a comunidade decidiu construir uma nova igreja, maior e mais segura. O novo tempo foi inaugurado em 27 de agosto de 1978.

continua após publicidade

MONUMENTO

Em agosto deste ano, a paróquia ganhou um monumento de Nossa Senhora Aparecida, instalado na pracinha. A imagem de dois metros de altura, produzida por um artesão de Londrina, foi colocada em um pedestal de cinco metros de altura.

É a segunda imagem da santa da paróquia. A primeira veio de Aparecida do Norte (SP), e fica no canto direito da igreja.

Fontes:

https://pnsaparecida.com.br/paroquia/

https://www.visiteapucarana.com.br/tour/paroquia-nossa-senhora-aparecida/

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Veja a história da Igrejinha, a Paróquia de Nossa Senhora em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!