O Corpo de Bombeiros de Apucarana foi chamado para conter o vazamento de gás em uma casa na Rua Franko. Equipes foram para o endereço por volta das 14h desta quinta-feira (30).
Conforme os Bombeiros, o próprio morador fez o controle inicial das chamas e a equipe colocou o botijão em área aberta para esperar o fim do vazamento em segurança.
Parte da parede do imóvel sofreu pequenos danos. O botijão não estava em uso, era um reserva.
Prevenção: Botijão de gás explode?
Algumas pessoas acreditam que os botijões de gás instalados em residências podem explodir, o que, de acordo com os Bombeiros, é praticamente impossível de acontecer. Na verdade, o que acontece é a vazão do gás do interior do botijão pressurizado, o que pode estar associada à propagação de um incêndio já em andamento ou ao início de um incêndio estrutural com o gás incandescente em vazão do botijão.
- LEIA MAIS: Polícia Civil pede internamento temporário de menor em Arapongas
Pensando em prevenir este tipo de situação, o Corpo de Bombeiros orienta como apagar um incêndio em botijão de gás:
_ Se for possível, feche a válvula de segurança para cessar a vazão do gás.
_ Caso a válvula não esteja mais no botijão, remova o botijão do lugar fechado com cuidado e atenção para não direcionar as chamas para alguém ou para objetos inflamáveis como cortinas, paredes etc… posicione-o numa área aberta e espere a completa vazão e queima do gás.
_ Se não for possível remover o botijão, a chama também pode ser apagada por abafamento. Uma toalha molhada pode ser posicionada sobre a chama. O ar vai continuar vazando, mas a toalha vai cessar a oferta de oxigênio e a chama vai cessar.
Deixe seu comentário sobre: "Vazamento de gás mobiliza Bombeiros de Apucarana"