MAIS LIDAS
VER TODOS

Clima e saúde

Variação de temperaturas aumenta casos de doenças respiratórias

As mudanças bruscas no clima atingem diretamente a saúde, principalmente das crianças

Da Redação

·
Mais de 2 mil crianças passaram por atendimento médico no centro infantil em julho
Icone Camera Foto por Freepick
Mais de 2 mil crianças passaram por atendimento médico no centro infantil em julho
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.08.2023, 14:23:09 Editado em 29.08.2023, 14:22:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Semanas muito quentes, seguidas por semanas geladas. Este panorama climático na região tem atingido diretamente a saúde de pessoas mais vulneráveis, principalmente as crianças. Na última semana, a variação de temperaturas foi grande. Até a última sexta-feira (25), a região registrava temperaturas perto dos 30°C. No entanto, a chegada de uma frente fria trouxe chuva e derrubou os termômetros já no sábado (26), quando Apucarana registrou mínimas de 11°C e máximas de 21°C.

continua após publicidade

De acordo com a secretaria de Saúde de Apucarana, os atendimentos no Centro de Saúde Infantil do município aumentaram pelo menos 10% em agosto em comparação com o mês de julho.

- LEIA MAIS: Jovem de 28 anos morre após ingerir medicamento para bovinos

continua após publicidade

Ainda segundo o levantamento, em julho, 2.011 crianças passaram por atendimento no centro infantil. Destes, 700 atendimentos foram por sintomas respiratórios. Já em agosto, a unidade de saúde registrou um total de 2.227 atendimentos, dos quais, 747 foram motivados por sintomas respiratórios.

De acordo com o médico Odarlone Orente, essa alternância de temperaturas frias pela manhã, quentes a tarde e frias novamente a noite, acabam provocando uma maior procura aos serviços de saúde principalmente na faixa pediátrica.

“Na maior parte dos casos, as queixas são respiratórias. Quadros de tosse, resfriados e quadros alérgicos como rinite”, explicou o médico.

continua após publicidade

Segundo ele, as variações abruptas de temperatura podem ter impacto na saúde das pessoas, tendo um efeito deletério na imunidade.

“Ficamos mais propensos a desenvolver gripes ou resfriados ou mesmo processos alérgicos como rinite e asma pode ser desencadeado. As vias aéreas são preparadas para manter uma temperatura constante, por isso inclusive em quem não tenha asma ou rinite estas mudanças bruscas podem causar irritação e desconforto nas vias respiratórias”, disse o médico.

“Lembrando que no frio tendemos a nos aglomerar mais, ficar em ambientes menos ventilados o que favorece a circulação de vírus com rinovírus e influenza, além e claro da exposição a tecidos seja de cortinas, tapetes ou agasalhos que podem conter ácaros, que ajudam no desencadeamento de crises de asma ou rinite”, lembra.

continua após publicidade

O médico pontua outra situação perigosa quando há uma mudança repentina de temperatura do quente para o frio: é que os vasos sanguíneos tendem a contrair, o que pode aumentar a pressão arterial e levar uma crise hipertensiva principalmente naquelas pessoas que já tenham já tenham diagnóstico de problemas cardíacos ou circulatórios.

“E quando é o contrário está muito quente de repente a temperatura baixa para o frio o sangue pode ficar mais espesso os vasos dilatarem e produzir uma queda da pressão arterial e sentir mal-estar por exemplo”, considerou.

De acordo com ele, as principais medidas de proteção são manter –se agasalhado, aumentar a ingesta hídrica, manter a ventilação nos ambientes, manter alimentação adequada, usar proteção facial ao sair de ambientes quentes para frios ou vice-versa, lavar as roupas de inverno, entre outras.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Variação de temperaturas aumenta casos de doenças respiratórias"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!