MAIS LIDAS
VER TODOS

apucarana

Valorização à cultura afro-brasileira é tema de projeto nas escolas

Desde a quinta-feira (7/3), agentes da cultura estão visitando as unidades e apresentando a peça de teatro de fantoches “Menino Marrom” às crianças

Da Redação

·
Projeto visita as 36 escolas municipais de Apucarana
Icone Camera Foto por Prefeitura de Apucarana
Projeto visita as 36 escolas municipais de Apucarana
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.03.2024, 18:14:34 Editado em 08.03.2024, 18:14:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Autarquia de Educação (AME) e a Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur) renovaram a parceria para o desenvolvimento do projeto “Valorização à Cultura Afro-Brasileira” nas 36 escolas municipais de Apucarana, no ano letivo de 2024. Desde a quinta-feira (7/3), agentes da cultura estão visitando as unidades e apresentando a peça de teatro de fantoches “Menino Marrom” às turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental.

continua após publicidade

A secretária de educação, professora Marli Fernandes, destaca que o projeto de “Valorização à Cultura Afro-Brasileira” é abrangente e envolve os 12,6 mil estudantes da rede municipal de Apucarana. “Durante todo o ano, os professores trabalham a temática nas salas de aula, de forma bastante lúdica, em conformidade com a faixa etária das crianças, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) e com a lei que incluiu o ensino da história e da cultura afro-brasileira nos currículos escolares (Lei nº 10.639/2003). O teatro de fantoches “O Menino Marrom”, porém, é destinado apenas às turmas do 4º Ano, cujos alunos já têm maturidade suficiente para compreendê-lo,” explicou.

-LEIA MAIS: Agentes de trânsito são treinados para o uso de 'tasers' em Apucarana

continua após publicidade

“Essa peça teatral é uma adaptação do livro “O Menino Marrom”, do escritor Ziraldo, feita pela professora e psicóloga Mara Prates. Por meio da história, as crianças são convidadas a refletir sobre diversidade étnico-racial e a importância do respeito e da amizade. Além disso, nós também apresentamos a eles a música Menina Pretinha, da MC Soffia, que questiona os padrões de beleza impostos pela mídia,” disse Carlos Alberto Figueiredo, superintendente da Promatur e coordenador de diversidade cultural plural do Movimento Apucaranense da Consciência Negra (MACONE).

Para o prefeito Junior da Femac, é fundamental que os estudantes aprendam sobre a história e a cultura afro-brasileira desde a mais tenra idade. “O Brasil é provavelmente o país com a maior miscigenação no mundo. Com antepassados indígenas, africanos, europeus e asiáticos, o brasileiro tem no seu DNA uma imensa e complexa mistura. O último censo, realizado em 2022, revelou que 45,3% da população se declara parda e 10,2%, preta. As crianças não nascem racistas e preconceituosas e é nosso dever garantir que elas permaneçam assim ao longo da vida, por meio de uma educação que tenha como foco o respeito e a valorização ao próximo,” afirmou.

A Escola Municipal José Idésio Brianezi, no Núcleo João Paulo, foi a primeira unidade que recebeu a visita dos agentes culturais, na manhã de ontem (7/3).

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Valorização à cultura afro-brasileira é tema de projeto nas escolas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!