Apucarana

Vacina é alívio para Lar que perdeu cinco internos para Covid

Quase 40 idosos aguardam internamentos, suspensos após surto de covid

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Vacina é alívio para Lar que perdeu cinco internos para Covid
fonte: TNOnline
Vacina é alívio para Lar que perdeu cinco internos para Covid

O Lar São Vicente de Paulo, foi o lugar escolhido para o início da campanha de vacinação da covid-19 em Apucarana. A imunização está prevista para começar nesta quarta-feira (20), pela manhã.

continua após publicidade

A enfermeira chefe da equipe multidisciplinar da instituição, Sidineia Gardina disse que além dos idosos, os profissionais que têm contato direto com os pacientes também serão imunizados. "Primeiro nós vamos imunizar os profissionais que farão a vacina, em seguida os idosos com apoio de toda equipe para o procedimento", ressalta. A vacina vai trazer tranquilidade para a instituição que já perdeu 5 internos para a pandemia. 

O Lar tem capacidade para abrigo de cem idosos mas abriga atualmente sessenta e seis, sendo 35 mulheres e 31 homens. A quantidade menor este ano se dá pelos efeitos da pandemia e os cuidados para o distanciamento, destaca a coordenadora da administração, Emiliana Soares. "Há fila de espera de 36 idosos que devem ser avaliados para entrada e já estão  com processo em andamento, mas estamos esperando a vacina para seguir com os procedimentos de internamento", explica.

continua após publicidade

A entidade teve que enfrentar um surto de Covid em dezembro, quando 23 idosos e 3 funcionários tiveram resultado positivo para Covid-19. Dos 23 idosos positivados, cinco não resistiram ao vírus.

Atualmente, o Lar tem apenas uma pessoa em isolamento com quadro suspeito esperando resultado dos exames, mas foram dias difíceis de se lidar com com três mulheres e dois homens mortos pela doença, diz a enfermeira. "A gente não sabia como seria a reação, mas Graças a Deus, a equipe toda abraçou a causa e conseguimos controlar o surto", diz.

A diretoria da entidade considera a data como um dia muito especial. "Felizmente com a vacina, vai se acalmando a preocupação com a contaminação de internos e funcionários dessa obra que tem 50 anos de serviços bem prestados na nossa cidade", destaca o presidente da entidade Alexandre Flores. 

Tags relacionadas: #Apucarana #asilo