Vacina contra VSR começa a ser distribuída em Apucarana e região
O primeiro lote recebido da Secretaria de Estado da Saúde, para atender as gestantes dos 17 municípios da região é de 1.174 doses
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
A 16ª Regional de Saúde de Apucarana começou a distribuir nesta sexta-feira (5), doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite em bebês. O primeiro lote recebido da Secretaria de Estado da Saúde, para atender as gestantes dos 17 municípios da região é de 1.174 doses.
O diretor da 16ª RS, Paulo Vital, informa que as secretarias municipais de saúde de Apucarana e Arapongas já retiraram seus lotes na manhã desta sexta-feira. “Os demais municípios devem receber suas vacinas a partir da tarde de hoje, na farmácia da Regional de Saúde”, assinala Vital.
📰 LEIA MAIS: “Natal Circular” leva moda consciente ao Espaço das Feiras
O secretário de estado da saúde, Beto Preto, explica que a vacina está sendo incorporada ao calendário regular do Sistema Único de Saúde (SUS). “Recebemos o primeiro lote da vacina ontem (4) e hoje (5) já encaminhamos para os 399 municípios do Paraná. E vamos, de imediato, começar a vacinar mulheres com mais de 28 semanas de gestação”, anuncia o secretário.
Conforme frisa Beto Preto, a vacina protege o recém-nascido nos primeiros seis meses, contra o vírus sincicial respiratório que, neste ano de 2025, infelizmente, causou muitas internações de bebês e também alguns óbitos.
A 16ª Regional de Saúde, conforme prevê o diretor Paulo Vital, deve concluir ainda hoje a entrega dos lotes dos 17 municípios da sua área de abrangência. “A vacina é muito eficiente para proteger os recém-nascidos nos primeiros seis meses de vida, período de maior vulnerabilidade para doenças graves causadas pelo vírus VSR, como a bronquiolite e a pneumonia”, alerta Vital.
Ao participar das primeiras vacinações de gestantes, na manhã desta sexta-feira, em Curitiba, o secretário Beto Preto disse que, ao receber a vacina, as futuras mamães transferem anticorpos aos bebês por meio da placenta, reduzindo os riscos de infecção grave e complicações respiratórias.
📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão
“A inclusão deste novo imunizante no calendário regular de vacinas do SUS, pelo Ministério da Saúde, é muito importante para a saúde pública. Trata-se de um cuidado indispensável no cuidado da mãe e do seu bebê, pois vacinando as gestantes contra o VSR elas conferem imunidade passiva ao seu filho, protegendo-o contra infecção grave durante os primeiros meses de vida”, destaca Beto Preto.
O vírus VCR é uma das principais causas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em bebês. A infecção pode evoluir para quadros graves, exigindo internação hospitalar.
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline