MAIS LIDAS
VER TODOS

apucarana

UTFPR cria semáforo acessível para pessoas com deficiência visual

Há um ano e meio, Prefeitura Municipal doou de um equipamento semafórico para a universidade fazer um trabalho de laboratório

Da Redação

·
Projeto foi apresentado a alunos do Colégio Nilo Cairo
Icone Camera Foto por Divulgação
Projeto foi apresentado a alunos do Colégio Nilo Cairo
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.06.2024, 19:19:50 Editado em 21.06.2024, 19:20:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O incentivo à inovação tecnológica da Prefeitura de Apucarana, como parceira do Programa Conecta Apucarana, resultou da criação de um semáforo adaptado para pessoas com deficiência visual. A partir de um equipamento fornecido pelo Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan), o aluno Iago Macarine Brito e seu professor Lúcio Rocha, do curso de Engenharia de Computação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Apucarana, desenvolveram em laboratório um projeto inovador para os deficientes visuais utilizarem o semáforo.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: UTFPR In Concert: coro e orquestra se apresentam no Cine Teatro Fênix

“O projeto foi apresentado na manhã de hoje (21) a alunos do Colégio Estadual Nilo Cairo como forma de estímulo para esses estudantes, de cursos técnicos de desenvolvimento de informática e desenvolvimento de jogos, participarem de iniciativas de inovação tecnológica em Apucarana”, afirma o superintendente municipal de trânsito, transporte e inovação, Carlos Mendes.

continua após publicidade

A prefeitura de Apucarana, parceira do Conecta, UTFPR e dos estabelecimentos de ensino da cidade, há cerca de um ano e meio doou de um equipamento semafórico para UTFPR fazer um trabalho de laboratório. “A pesquisa do aluno resultou nesse inovador projeto o qual permite que pessoas com deficiência visual possam se locomover com mais segurança no trânsito”, destaca Carlos Mendes.

“O semáforo funciona como outro qualquer, mas quando a pessoa com deficiência visual passa um botom no leitor específico instalado da esquina aciona a luz amarela e, em seguida, a vermelha quando será emitido um áudio lhe informando que o sinal está fechado, permitindo atravessar a rua em segurança”, explica Tiago Macarine Brito.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "UTFPR cria semáforo acessível para pessoas com deficiência visual"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!