O campus de Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) recebeu 294 inscritos para o vestibular. O curso de engenharia de computação é o mais concorrido com 31 vagas ofertadas e 91 inscritos, o equivalente a 2,9 candidatos por vaga. Design de Moda tem a segunda maior concorrência do vestibular, 2,2 candidatos por vaga. No total, o campus apucaranense oferta 207 vagas nos sete cursos: engenharia civil, engenharia de computação, engenharia elétrica, engenharia química, engenharia têxtil, química e design de moda. O número de inscritos pelo Sisu ainda não foram divulgados.
No geral a universidade recebeu 6.890 inscrições que disputam um total de 3.006 vagas em 107 cursos de 13 campus. O vestibular ocorre em 4 de junho após um hiato de 13 anos do último processo seletivo neste modelo. Desde então, o único modo de ingresso de alunos era por meio do Sisu.
- LEIA MAIS: UTFPR retoma vestibular e oferta 207 vagas no campus de Apucarana
Os cursos mais concorridos para a 1ª opção foram do Campus Curitiba: Engenharia de Computação, com relação candidato vaga de 20,48; Arquitetura e Urbanismo, com relação candidato vaga de 20,47; Design Gráfico, com 8,73; e Sistemas de Informação com 8,1.
Pelo menos metade das 3.006 vagas oferecidas foi destinada ao Programa de Ações Afirmativas, voltado aos cotistas. Para concorrer a elas, o candidato deverá ter cursado todo o ensino médio em escolas públicas. Há também reserva de vagas para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, pretos, pardos ou indígenas e com deficiência.
Haverá locais de provas nas 13 cidades em que a UTFPR possui campus: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo. O comprovante de ensalamento estará disponível a partir de 29 de maio no Portal da UTFPR.
Candidatos que apresentem deficiência ou com necessidades educacionais específicas puderam solicitar no ato da inscrição adaptações razoáveis, como prova ampliada, assistência de ledor/transcritor, uso de computador com leitores de tela, intérprete de libras, leitura labial, acessibilidade e sala com número reduzido de candidatos. Estes candidatos e para lactantes, tem um tempo adicional de 60 minutos para a realização das provas.
PROVA
As provas serão realizadas no dia 04 de junho de 2023, a partir das 14h, tendo o candidato até às 19h para finalizar. Mas, atenção, no dia da prova o candidato deve se atentar para o horário de abertura e fechamento dos portões:
- abertura dos portões: 12h30;
- fechamento dos portões: 13h30
Sendo assim, o candidato não poderá ingressar ao local de prova após às 13h30. Além disso, é necessário comparecer munido de documento original com foto, comprovante de ensalamento e caneta esferográfica confeccionada em material transparente, de tinta preta.
A data provável para divulgação do resultado final do Vestibular de Inverno 2023 é 17 de julho. O candidato será selecionado em apenas uma das opções de curso selecionadas, na primeira opção, caso tenha obtido nota suficiente para classificação, ou na segunda, caso não tenha sido selecionado em sua primeira opção. As aulas do segundo semestre estão previstas para começarem no dia 9 de agosto.
O ensino na UTFPR é 100% gratuito, ou seja, não há taxa de matrícula nem mensalidade. E ainda, são ofertados programas de assistência estudantil (auxílio-moradia, alimentação e transporte), mobilidade, apoio à extensão, iniciação científica, bolsas monitoria e iniciação à docência. Assim, muitos de nossos alunos recebem auxílio financeiro por meio de bolsas mensais.
Deixe seu comentário sobre: "UTFPR Apucarana tem 294 inscritos para vestibular"