MAIS LIDAS
VER TODOS

Ensino Superior

UTFPR abre inscrições para Vestibular de Verão 2024

A instituição oferece mais de 3.180 vagas distribuídas em 114 cursos; confira

Da Redação

·
As inscrições vão até o dia 9 de outubro
Icone Camera Foto por Arquivo/TNOnline
As inscrições vão até o dia 9 de outubro
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.09.2023, 16:15:27 Editado em 04.09.2023, 16:15:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A UTFPR está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2024. O edital do processo seletivo de alunos oferta 3.188 vagas nos 114 cursos dos 13 campi. As inscrições para o Vestibular de Verão 2024 deverão ser realizadas pelo Portal da UTFPR até o dia 09 de outubro, e terão custo de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais). O pagamento pode ser feito até 10 de outubro, por boleto e agora também por PIX. Candidatos que comprovarem não conseguir realizar o pagamento podem solicitar isenção da taxa até as 23h59min do dia 22 de setembro.

continua após publicidade

Durante a inscrição, o candidato deverá optar por uma das três modalidades: ampla concorrência, cotista ou treineiro. Será possível escolher um curso em primeira e outro em segunda opção. Caso não seja aprovado em nenhuma delas na 1ª chamada, ainda é possível participar da lista de espera de ambos os cursos.

Pelo menos metade das 3.188 vagas oferecidas será destinada ao Programa de Ações Afirmativas, voltado aos cotistas. Para concorrer a elas, o candidato deverá ter cursado todo o ensino médio em escolas públicas. Há reserva de vagas para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, pretos, pardos ou indígenas e com deficiência.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: UTFPR recebe homenagem durante formatura em Apucarana

A UTFPR oferece programas e bolsas de auxílio estudantil, apoio à participação em eventos, qualidade de vida, pesquisa, inovação e empreendedorismo, além de ter várias opções de cursos de idiomas e atividades culturais e esportivas. Com vários acordos internacionais, os alunos podem, ainda, participar de programas de mobilidade, como os de dupla diplomação, que permitem a obtenção de dois diplomas: um da UTFPR e outro da instituição estrangeira conveniada.

Sobre as provas

De acordo com o edital, serão realizadas duas provas: uma de conhecimentos gerais, com 60 questões de múltipla escolha, e outra de redação em língua portuguesa. Para as questões de Língua Estrangeira Moderna, é permitido escolher entre os idiomas espanhol e inglês no momento da inscrição.

continua após publicidade

As provas serão aplicadas no dia 19 de novembro, de modo presencial, nas 13 cidades em que a UTFPR possui campus. O ensalamento deve ser disponibilizado a partir de 10 de novembro. A divulgação de resultado está prevista para o dia 16 de janeiro de 2024, com a publicação da lista de espera na data seguinte.

Sobre o campus Apucarana

Em Apucarana, norte do Paraná, são ofertadas 207 vagas em sete cursos: Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Têxtil, Licenciatura em Química e Tecnologia em Design de Moda. Nos dias 03 e 04/10 a UTFPR realizará a II Mostra de Profissões, visando divulgar seus cursos, projetos desenvolvidos pela comunidade acadêmica e suas instalações para as escolas e toda a comunidade de Apucarana e região. Em breve o campus Apucarana divulgará mais informações sobre o evento.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "UTFPR abre inscrições para Vestibular de Verão 2024"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!