Unimed e TNOnline incentivam prevenção em live ‘Outubro Rosa’ - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

SAÚDE

Unimed e TNOnline incentivam prevenção em live ‘Outubro Rosa’

Foto por TNOnline
Escrito por Aline Andrade
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

A Unimed Apucarana em parceria com o site TNOnline realizou nesta sexta-feira (23), mais uma live com o tema “Outubro Rosa”. Estiveram no estúdio respondendo as perguntas sobre a saúde da mulher, o médico Ginecologista e Mastologista Ribamar Leonildo Maroneze e o Oncologista Clínico Cristiano Argenti. Eles destacaram a importância das campanhas de conscientização para a prevenção do câncer de mama.

“O outubro rosa não é em vão, já que o câncer de mama é comprovadamente através de pesquisas e estatísticas epidemiológicas, o câncer que mais acomete mulheres e ocupa o primeiro lugar em diagnóstico. Um estudo do Inca aponta que somente em 2020, teremos no Brasil mais de 66 mil casos da doença, por isso temos essa campanha, para orientar e incentivar a mulher a realizar os exames periódicos”, explicou o médico oncologista Cristiano Argenti.

O ginecologista e mastologista Ribamar Leonildo Maroneze destacou quais são os sinais e sintomas para perceber o câncer de mama. “Os sinais são nódulos nos seios, alterações na pele, nos mamilos e até secreções. Mas quero destacar que nosso trabalho principal é diagnosticar a doença precocemente, é muito triste quando uma paciente chega até o consultório já apresentando sintomas. Nosso objetivo é incentivar o diagnóstico precoce, que traz maior chance de cura e bem-estar para as mulheres”, destacou Maroneze.

Dr. Cristiano Argenti também chamou a atenção para a queda na procura por exames durante a pandemia. “A pandemia teve repercussão e atraso no diagnóstico do câncer, temos estatísticas que demonstram que aproximadamente 50 mil procedimentos como cirurgias e biópsias deixaram de ser realizadas por diversas razões em função da pandemia. Isso repercute negativamente no tratamento e diagnóstico da doença”, considerou Argenti.

O mastologista Ribamar Leonildo Maroneze pontuou a importância da conscientização. “A incidência de câncer não diminuiu, simplesmente deixamos de fazer o diagnóstico em virtude dos percalços causados pela pandemia. Tivemos uma demanda represada e agora que os serviços estão voltando, estamos fazendo um esforço concentrado para atender a todos, por isso, essas campanhas de conscientização, através dos meios de comunicação, são tão importantes”, finalizou Maroneze.

Assista:

 



Deixe seu comentário sobre: "Unimed e TNOnline incentivam prevenção em live ‘Outubro Rosa’"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.