MAIS LIDAS
VER TODOS

Imigrantes

Unespar oferta curso de português para estrangeiros em Apucarana

Objetivo é auxiliar trabalhadores de outros países que buscam naturalização no Brasil; inscrições seguem até dia 20 deste mês

Da Redação

·
Primeira turma presencial, em 2022, contou com 25 alunos
Icone Camera Foto por (Divulgação)
Primeira turma presencial, em 2022, contou com 25 alunos
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.08.2023, 14:14:04 Editado em 09.08.2023, 14:13:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Para auxiliar os imigrantes que decidiram buscar um futuro melhor em Apucarana (PR), a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) realiza desde 2020 o curso “Português para Estrangeiros” no campus da cidade. A oferta integra um projeto de extensão do curso de Letras/Português da instituição.

continua após publicidade

Desde o ano passado, com o fim da pandemia de covid-19, o curso passou a ser presencial. A primeira turma contou com a participação de 25 alunos, a maioria imigrantes haitianos e venezuelanos.

-LEIA MAIS: Colisão seguida de capotamento deixa idosa ferida em Apucarana

continua após publicidade

Agora, a Unespar está com inscrições abertas para uma nova edição do curso presencial “Português para Estrangeiros”, mas com 40 vagas. Os interessados têm até o próximo dia 20 para se inscrever pela internet. O formulário está disponível aqui.

O curso tem como objetivo ajudar os estrangeiros a melhorar a pronúncia e conversação, além de aprimorar o vocabulário em português.

A professora Juliana Carla Barbieri Steffler, do curso de Letras/Português, da Unespar de Apucarana, explica que o curso será realizado aos sábados, com carga horária de 40 horas. As aulas começam em 2 de setembro e serão ofertadas no período da tarde, das 13h30 às 17h. Os participantes garantem um certificado emitido pela universidade.

continua após publicidade

Juliana explica que o curso auxilia os imigrantes nos processos de naturalização junto à Receita Federal. “Um dos requisitos é o aprendizado da língua falada no nosso país. A Receita não aceita cursos online, apenas presenciais, e esse foi o grande diferencial do nosso trabalho”, pontua.

A professora afirma que os alunos que fizeram o curso no ano passado já iniciaram os trâmites de naturalização. “Nossos alunos são jovens e adultos, entre 18 e 60 anos, todos vindos de condições muito difíceis de seus países de origem, principalmente por questões econômicas”, assinala a professora.

Além das aulas de português, a Unespar firmou uma parceria com a Agência do Trabalhador, que ajudará no encaminhamento desses alunos a vagas de empregos.

continua após publicidade

“Serviremos também café da tarde e, caso o aluno estrangeiro tenha filhos e não tenha com quem deixar durante a aula, haverá monitores desenvolvendo atividades lúdicas com as crianças enquanto os pais estudam”, acrescenta.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 99708-6381.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Unespar oferta curso de português para estrangeiros em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!