Unespar Apucarana vai ensinar português a estrangeiros - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Cultura

Unespar Apucarana vai ensinar português a estrangeiros

Foto por Arquivo TN
Escrito por Silvia Vilarinho
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

Uma das dificuldades de tentar uma nova vida em outro país é a língua. Para auxiliar estrangeiros que se radicaram em Apucarana e região, o campus local da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) vai ofertar um curso português específico para imigrantes.

As coordenadoras do projeto Bruna Plath Furtado e Virgínia Nuss explicam que por conta da pandemia, neste ano o curso será online e vai atender não somente os jovens, mas também os adultos e famílias inteiras. “O projeto surgiu no ano passado, para atender uma demanda no Núcleo Regional de Educação (NRE) para dar apoio a alguns alunos estrangeiros e então surgiu a ideia de trazer as famílias”, comenta. Apucarana tem uma comunidade haitiana em crescimento que está entre o público-alvo do curso.

Segundo elas, a intenção inicial que as aulas fossem presenciais. Porém a pandemia mudou um pouco os planos. “Realizamos uma readequação e agora o curso será ofertado de forma online”, explica Bruna. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas através da internet.

O curso começa no dia 20 de outubro e tem duração de um mês. “Para se inscrever basta acessar o site da Unespar, ou o blog português para estrangeiros. O interessado pode buscar informações também junto ao NRE que está nos ajudando nessa divulgação. Adultos e jovens estrangeiros que querem aprender a língua portuguesa ou se aperfeiçoar podem realizar a inscrição,” detalha Virgínia.

As professoras acreditam que de forma online podem atingir um público maior. “O curso inicialmente seria presencial e, em um primeiro momento, para Apucarana, mas agora online, acabou aumentando a abrangência. Pessoas estrangeiras que moram em outras cidades também podem fazer. A pandemia acabou mudando a configuração do curso e abriu essa possibilidade. Não tem um limite de inscritos, mas esperamos uma grande procura”, ressalta Bruna.

A professora ainda ressaltou a importância da iniciativa que, além de ensinar os estrangeiros, tem a intenção promover a interação social. “A proposta do projeto é proporcionar a esses estrangeiros o acesso à língua portuguesa. Assim eles estarão mais inclusos, podem se sentir mais seguros na hora de se comunicar. Esse projeto tem uma grande relevância pelo impacto que ele causa”, finaliza.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Unespar Apucarana vai ensinar português a estrangeiros"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.