Apucarana

Unespar abre inscrições para atendentes musicoterapêuticos

Da Redação ·

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) abre inscrições para cadastro de reserva para atendimentos gratuitos de Musicoterapia, uma prática de saúde e bem-estar que utiliza a música no contexto clínico para tratamento, reabilitação e prevenção de doenças. As sessões serão realizadas ao longo deste primeiro semestre, de forma remota, com a frequência de uma ou duas vezes por semana, com duração de aproximadamente 50 minutos cada uma.

continua após publicidade

A iniciativa é destinada a pessoas de quaisquer localidades do território paranaense, para o preenchimento de possíveis vagas remanescentes. Os interessados não precisam de conhecimento musical nem de instrumentos, porém devem dispor de uma estrutura básica para as chamadas de vídeo com qualidade: Internet; computador ou dispositivos móveis, como smartphone ou tablet; e ambiente com privacidade e pouca interferência de ruídos. No caso de crianças, é necessária a presença de um adulto para acompanhar as sessões.

UEL, Unespar e UEPG adiam aplicação de provas dos vestibulares

continua após publicidade

A professora Mariana Arruda, coordenadora do Curso de Musicoterapia da Unespar, reconhece essa atividade terapêutica como uma oportunidade para as pessoas se expressarem, principalmente neste cenário epidemiológico. “Mais do que nunca, precisamos ter um olhar atento para quem está ao nosso redor e contribuir para que as pessoas tenham qualidade de vida nesse período de pandemia. Com essa realidade do distanciamento social, as pessoas precisam organizar pensamentos, sentimentos e emoções”, afirma.

As sessões de musicoterapia são feitas a partir da execução de canções ou trechos musicais, com a finalidade de melhorar sintomas físicos e emocionais da pessoa participante. Entre outros aspectos, esse trabalho terapêutico também pode resgatar a memória, aliviar a ansiedade, estimular a comunicação, aliviar dores e reduzir o grau de estresse.

Paraná integra rede nacional de pesquisa genômica para Covid-19

continua após publicidade

O projeto envolve cerca de 40 estudantes de terceiro e quarto ano, em caráter de estágio obrigatório, sob a orientação de seis professores musicoterapeutas. “O objetivo é colaborar para a criação de pactos coletivos de cuidado, por meio da oferta de um espaço de escuta e acolhimento, a partir de experiências mediadas pelo fazer musical”, ressalta a professora Andressa Dias Arndt, coordenadora de Estágio do Curso de Musicoterapia.

A ação conta com o apoio do Centro de Atendimento e Estudos em Musicoterapia (Caemt) da Unespar – laboratório integrado ao plano pedagógico da graduação em Musicoterapia, que promove atividades de ensino, extensão e pesquisa, com foco no desenvolvimento humano.

Universidades estaduais estão entre as melhores da América Latina

continua após publicidade

GRADUAÇÃO – Pioneiro no Brasil, o Curso de Musicoterapia da Unespar teve início em 1971, como uma especialização, passando a ser ofertado como Bacharelado no ano de 1983. As aulas são ministradas no Campus Curitiba II. Frequentemente, o curso oferece serviços musicoterapêuticos em escolas, hospitais, clínicas e instituições de longa permanência para idosos.

Na Unespar, o curso tem como concepção a formação de um profissional habilitado para o uso da música em atividades que ultrapassam os aspectos artístico-musicais. Para saber mais sobre essa graduação, clique aqui.

continua após publicidade

SERVIÇO

Atendimentos musicoterapêuticos gratuitos, ofertados em modalidade remota

Inscrições: exclusivamente pela Internet (clique aqui e preencha o formulário online)

Período: até sexta-feira, 12 de março de 2021

Tags relacionadas: #Apucarana #cursos #Unespar