MAIS LIDAS
VER TODOS

APUCARANA

"Um verdadeiro milagre", diz mãe sobre filha transplantada

Uma família de Apucarana tem muitos motivos para comemorar neste dia 16/11. A data marca um ano do transplante que salvou a vida da garotinha Betina Brandão de Souza

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.11.2021, 11:06:53 Editado em 16.11.2021, 11:06:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma família de Apucarana tem muitos motivos para comemorar neste dia 16/11. A data marca um ano do transplante que salvou a vida da garotinha Betina Brandão de Souza. Quando a criança tinha apenas nove meses foi diagnosticada com atresia das vias biliares e precisou de um transplante de fígado. A tia foi a doadora.

continua após publicidade

A mãe, Deyse Cristina Brandão de Souza, lembra que levou a filha aos médicos em Apucarana, Londrina, Maringá, que a menina ficou internada, fez diversos exames, alguns foram adiados por causa da pandemia e a família precisou encarar a rede particular. Foram mais de 12 horas de cirurgia, momentos de angústia e de muita fé.

“Somos uma família católica e as três da manhã fizemos o terço da misericórdia, antes do transplante, meu esposo pegou na mão da Betina e falou pra ela " filha leva toda a força do papai e da mamãe pro centro cirúrgico pra você voltar pra gente bem" ela entubada apertou nossa mão com muita força, descemos pro centro cirúrgico e na porta eu peguei na mão da médica e disse: pode ir tranquila pois hoje quem vai operar no seu lugar vai ser Deus e Nossa Senhora. A cirurgia começou às nove da manhã, nós a todo momento em oração, eu e meu esposo não tínhamos força para levantar do lugar, a Betina levou nossas forças junto com ela pro centro cirúrgico. Foram doze horas e meia de cirurgia e a médica veio e me falou que a cirurgia foi um sucesso. A Betina foi a criança que ficou menos tempo no hospital após o transplante, ficou nove dias na UTI e cinco dias no quarto, geralmente ficam duas semanas na UTI e 15 dias no quarto, o fígado da tia encaixou como uma peça de quebra cabeça no fígado da Betina, assim que ele entrou no organismo dela já começou a trabalhar. Nós vivenciamos um milagre no dia 16/11/2020”, afirma a mãe.

continua após publicidade

Deyse contou que a irmã, Denise Tathiane Brandão, sempre pedia para ela uma sobrinha, mas não imaginava que um dia salvaria a vida de sua filha. Agora a família toda comemora a recuperação de Betina, considerada um verdadeiro milagre. "Ela faz acompanhamento a cada 30 dias em Curitiba, mas agora completando um ano ela vai passar a ir a cada três meses, graças a Deus ela está ótima e cada vez que vamos para Curitiba voltamos com notícias maravilhosas sobre o estado de saúde dela, as medições que no início eram muitas, começava tomar às 6h da manhã e parava meia noite, hoje são apenas dois e um remédio já vai ser retirado ainda neste mês de novembro", disse a mãe.

Atualmente Benita tem 1 ano e 8 meses. Para comemorar a data tão importante para a família, ela e a tia realizaram um ensaio fotográfico. Cada foto retrata o amor e a conexão entre as duas. "A cada dia podemos perceber o agir de Deus em nossas vidas, a Betina é um verdadeiro milagre", finaliza.

Doença

A atresia de vias biliares (AVB) é uma doença do fígado e ductos biliares que ocorre em recém-nascidos. As células do fígado produzem um líquido chamado bile, que ajuda na digestão de gorduras e carrega algumas substâncias para serem eliminadas pelo intestino através de ductos biliares. Na AVB ocorre uma inflamação destes ductos, levando a uma obstrução progressiva dos mesmos. A bile fica retida no fígado, provocando rapidamente dano hepático, que pode evoluir para cirrose e óbito, caso não seja tratada precocemente. É a causa mais comum de transplante hepático em crianças.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: ""Um verdadeiro milagre", diz mãe sobre filha transplantada"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!