Turismo local ganha força no carnaval em meio a pandemia - TNOnline
Mais lidas

    Apucarana

    Curtas distâncias

    Turismo local ganha força no carnaval em meio a pandemia

    Escrito por Da Redação
    Publicado em 13.02.2021, 12:52:41 Editado em 13.02.2021, 12:53:12
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    Com a nova realidade imposta pela pandemia, que mexeu inclusive no carnaval, que será mais curto para vários setores neste ano, os atrativos turísticos do Vale do Ivaí vêm ganhando força e devem ser destino de muita gente neste feriado. O fenômeno de valorização do chamado turismo de curtas viagens já está sendo acompanhado de perto pelo Governo do Estado e está no centro de um projeto de incentivo ao setor que será deflagrado a partir de março.

    Apucarana, que sempre teve tradição no turismo eco religioso, também se fortalece no turismo gastronômico rural, que foi certificado esta semana pelo Ministério do Turismo. O município recebeu o documento das mãos do secretário estadual de Planejamento Bernardo Jorge com a presença do prefeito Junior da Femac e representantes de municípios da região, na sede da Vinícola Casa Carnasciali, local de intensa procura para os feriados e finais de semana. “É assim que queremos fazer um estado diferente. A vocação turística do Paraná é muito forte, parabéns a vocês todos”, disse o secretário, que esteve nesta semana no município para divulgar um projeto de caminhada rural permanente regional.

    A vinícola, às margens da rodovia PR-170, está com a expectativa em alta para os próximos meses, incluindo o carnaval. Segundo a gerente Cristina Vermelho, a procura tem sido grande, sendo a grande maioria de pessoas de fora da cidade. “As pessoas sabem da vinícola por recomendações de amigos e pelas redes sociais e temos lotado”, enfatiza ela.

    Outro município com forte perfil turístico é Faxinal, que dispõe de imensa área rural e muitas cachoeiras. Apesar da pandemia, a Secretaria de Turismo  tem expectativa de muitos visitantes e fará esquema especial de fiscalização e segurança nesses dias. “Acreditamos que teremos muitos turistas. Apesar de estarmos em contenção e permitir reservas apenas por agendamento”, diz o secretário Alessandro Proença. Segundo ele, a preocupação maior é com relação ao pessoal que vai para as cachoeiras. “Terá fiscalização e possível dissipação de agrupamentos para evitar a Covid por aglomerações. Por isso a fiscalização de saúde e polícia estarão a postos”, conclui.

    Gerente de uma pousada no município, Milton Munhoz destaca que, apesar da procura grande, o cancelamento do ponto facultativo atrapalhou os planos no carnaval. “A procura foi grande pelo fato de não estarem viajando para o exterior, mesmo assim foi complicado por conta de não ter o feriado, e também devido à previsão de chuva”. Os visitantes mais esperados em Faxinal são de Londrina, seguidos de Maringá e da própria região.

    Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Turismo local ganha força no carnaval em meio a pandemia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.