MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Tudo o que você precisar saber antes de colocar seu imóvel à venda

De reparos a documentação, consultor de imóveis explica as principais ações para evitar dor de cabeça

Da Redação

·
Tudo o que você precisar saber antes de colocar seu imóvel à venda
Icone Camera Foto por Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.02.2021, 10:52:51 Editado em 05.02.2021, 10:53:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O que devo fazer antes de colocar um imóvel à venda? Esta pergunta aparentemente ingênua esconde surpresas nem sempre agradáveis, que vão desde avaliação correta do bem em questão, documentação necessária para a transferência, recebimento do valor a reparos. João Eduardo Mareze, especialista em Gestão de Negócios Imobiliários e Construção Civil pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e diretor da J. Mareze Imóveis, concedeu uma entrevista ao blog sobre o assunto. Separamos os principais trechos dessa conversa para ajudar você a fazer um bom negócio. Confira!

continua após publicidade

Blog - O que devo fazer antes de colocar um imóvel à venda?

João Eduardo - O procedimento ideal para quem decide colocar um imóvel à venda é um misto de avaliação e definição de expectativa de venda, como valor e velocidade para que isso aconteça, aliado à viabilidade técnica, que inclui verificação de documentos do imóvel e averbações necessárias, bem como tributação e eventual negociação de preferência de inquilinos, entre outros pontos. Quando tudo isso está sob responsabilidade de uma imobiliária torna o processo mais claro e ágil, facilitando a concretização de um negócio.

continua após publicidade

Blog – Quais documentos são os principais a hora da venda?

João Eduardo - O que mais importa, de fato, é a certidão atualizada da matrícula do imóvel no cartório de registro de imóveis. Depois, podemos incluir outros documentos, como escritura de compra e venda, contrato de compra e venda, contrato de aluguel, projetos aprovados, carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), entre outros, que formam o conjunto de documentos necessários para transferência do bem.

Blog - Reparos no imóvel são necessários? Quando devo ou não fazer? Valoriza o imóvel?

continua após publicidade

João Eduardo - Reparos estruturais, como problemas no telhado ou vazamentos devem ser feitos, pois, como o nome diz, podem comprometer a estrutura do imóvel. Já na manutenção entram jardinagem, retoques de pintura ou algum conserto que não seja estrutural, mas deixa o imóvel com aparência mais atrativa. Por fim, algumas benfeitorias, dependendo do objetivo da venda, podem facilitar a negociação, como pintura nova interna e externa, reforma de banheiros com troca de pisos e revestimentos. Essas decisões são definidas de acordo com o objetivo da venda e tendem a deixar o imóvel mais bonito e aumentar a sua liquidez.

Blog - Caso tenha móveis, quando vale a pena deixá-los no imóvel?

João Eduardo - Na maioria das vezes, quando se trata de móveis planejados pode agregar valor sim ao imóvel, apesar de não ser substancial, principalmente se não for novos ou a estética não atender ao gosto dos novos compradores. Já móveis como sofás e eletrodomésticos costumam não agregar valor de venda.

continua após publicidade

Blog - E quando devo procurar um corretor de imóveis ou uma imobiliária?

João Eduardo - A decisão de profissionalizar a tarefa de comercialização do imóvel não está atrelada em somente ter mais facilidade comercial de encontrar um comprador interessado, mas também por tratar de valores expressivos e do patrimônio de pessoas e empresas, ter a assessoria de um corretor aliada ao suporte da imobiliária, faz o processo de venda mais dinâmico e seguro, como acompanhamento nas visitas ao imóvel. Além disso, tem a facilidade do trâmite de documentos em órgãos públicos e cartórios e a negociação com o comprador. Quando há um intermediador faz com que eventuais divergências, entre compradores e vendedores, sejam minimizadas.

continua após publicidade

Blog - E quanto aos recebimentos, ter o serviço terceirizado a uma imobiliária facilita?

João Eduardo – A segurança na transação envolve diagnóstico da documentação e muitas vezes o critério de capacidade de pagamento quando há prazo ou parcelamento. Tudo isso aliado a instrumentos legais que protegem, mas não blindam a conclusão do negócio até o recebimento final e todo trâmite de documentação.

Fonte: Blog da J.Mareze Imóveis – www.j.mareze.com.br

Clique aqui para solicitar a avaliação gratuita do seu imóvel.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Tudo o que você precisar saber antes de colocar seu imóvel à venda"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!