MAIS LIDAS
VER TODOS

INSCRIÇÕES ABERTAS

Tribunal de Contas realiza curso em Apucarana, no dia 5 de abril

Curso sobre cobrança da dívida ativa, para prefeitos, secretários de fazenda e procuradores municipais, será o primeiro na forma presencial após dois anos

Da Redação

·
O curso do Tribunal de Contas será realizado em seis cidades paranaenses
Icone Camera Foto por TCE/PR
O curso do Tribunal de Contas será realizado em seis cidades paranaenses
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.03.2022, 14:11:15 Editado em 30.03.2022, 14:11:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Estão abertas as inscrições para o curso Desjudicialização de Executivo Fiscal, que será realizado em Apucarana (Norte do Estado) no dia 5 de abril. Promovida em parceria entre o Tribunal de Contas (TCE-PR) e o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), a capacitação será realizada das 8 horas às 17h30, no Cine-Teatro Fênix, com apoio da Prefeitura de Apucarana. Os interessados devem se inscrever gratuitamente no portal da Escola de Gestão Pública do TCE-PR.

continua após publicidade

Este é o primeiro curso realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná na modalidade presencial após dois anos. A suspensão de eventos nesse formato, em março de 2020, foi necessária devido à pandemia da Covid-19, para evitar a propagação da doença. Nesse período, a Escola de Gestão Pública concentrou seu trabalho na capacitação a distância, com a oferta de cursos online e lives.

Resultado de convênio entre as duas instituições, o curso é organizado conjuntamente pela EGP e a Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR). A série de eventos Desjudicialização de Executivo Fiscal está sendo realizada em seis cidades. As primeiras foram Toledo (15 de março) e Umuarama (17 de março). As próximas serão Pato Branco (26 de abril), União da Vitória (28 de abril) e Matinhos (10 de maio).

continua após publicidade

O público-alvo são prefeitos, secretários de Fazenda e procuradores municipais. O curso orienta os órgãos da administração pública na cobrança da dívida ativa. O objetivo é que eles aperfeiçoem os mecanismos de cobrança para efetivar o protesto e utilizem os meios alternativos à solução judicial, pela prática de atos executórios regulados por lei, com a finalidade de obter o pagamento do crédito inadimplido, sem prejuízo do exercício do direito de ação pelo executado ou corresponsável perante o Poder Judiciário. As inscrições para o curso podem ser feitas nesse link.

A ementa é formada pelos seguintes temas: introdução sobre a execução fiscal no Brasil; gestão do executivo fiscal (busca de ativos dos executados e investimentos necessários em tecnologia da informação e na gestão); novo microssistema de recuperação de crédito fiscal e meios alternativos de cobrança de débitos fiscais; execução de decisões condenatórias do Tribunal de Contas; e parcelamento de créditos tributários, prescrição e decadência.

continua após publicidade

CONVÊNIO COM O TJ-PR

No final do ano passado, os presidentes do TCE-PR, conselheiro Fabio Camargo, e do TJ-PR, desembargador José Laurindo de Souza Netto, formalizaram dois termos de cooperação técnica. Um dos acordos prevê o intercâmbio de informações e conhecimento entre as duas instituições, incluindo a realização de eventos conjuntos de capacitação nas áreas financeira, tributária, administrativa, processual, de recuperação judicial e falências, dentre outros temas.

O outro termo estabelece a cooperação entre os órgãos para desenvolvimento e execução de projetos de sustentabilidade, prevendo a preservação e recuperação do meio ambiente, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Milênio fixados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

continua após publicidade

ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA

O portal da EGP oferece um acervo de aproximadamente 150 cursos e palestras online e gratuitos, continuamente renovados ou revisados. Os temas abrangem as principais áreas da administração pública, como Direito, Contabilidade, atos de pessoal, transferência voluntária de recursos e controle social, além de licitações e contratos. Em 2021, as capacitações realizadas pelo TCE-PR receberam quase 177 mil inscrições.

O site da EGP foi atualizado recentemente e apresenta novo design e funções mais dinâmicas para facilitar o acesso dos interessados aos cursos disponíveis na plataforma, que agora podem ser acessados de acordo com sua respectiva área do conhecimento. A reformulação visa adequar a ferramenta à grande relevância assumida pela EGP ao longo dos últimos anos, especialmente no que diz respeito à excelência no fornecimento de capacitação a gestores e agentes públicos de todo o Brasil.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Tribunal de Contas realiza curso em Apucarana, no dia 5 de abril"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!