MAIS LIDAS
VER TODOS

APUCARANA

Trem leva mais de 300 metros até parar totalmente em caso de acidente

Maquinista da Rumo informou que há procedimentos de segurança que visam evitar acidentes como o registrado nesta sexta-feira (4)

Da Redação

·
Carro foi arrastado por mais de 150m em Apucarana nesta sexta (4)
Icone Camera Foto por TNOnline
Carro foi arrastado por mais de 150m em Apucarana nesta sexta (4)
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.10.2024, 10:30:12 Editado em 04.10.2024, 10:30:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

De acordo com a companhia ferroviária Rumo Logística, um trem com 80 vagões leva mais de 300 metros até parar totalmente depois de acionados os freios de emergência. O dispositivo de segurança é utilizado em casos de colisão, tanto nas passagens em nível (PNs) quanto em outros trechos da linha férrea.

continua após publicidade

Um maquinista da empresa Rumo conversou com a equipe do TNOnline e informou que há procedimentos de segurança que visam evitar acidentes como o registrado na manhã desta sexta-feira (4), em Apucarana (PR). No caso, um carro foi arrastado por mais de 150 metros e o motorista foi socorrido em estado grave.

📰 LEIA MAIS: Carro foi arrastado por mais de 150 metros, afirmam bombeiros; vídeo

continua após publicidade

"Nós [maquinistas] temos um padrão de fazer o código de buzina nas PNs. Em casos como esse, que vai ter alguma colisão, tanto em PNs ou em qualquer outro lugar, automaticamente já acionamos o freio de emergência para tentar parar o trem o mais rápido possível", explica o maquinista.

Conforme a Companhia Brasileira de Ferro e Aço (CBFA), toda locomotiva possui um vagão de frenagem, sendo que eles são equipados com freios pneumáticos ou hidráulicos. Quando o maquinista quer reduzir a velocidade do veículo, ele aciona os freios do vagão de frenagem, que se aplicam ao solo através das rodas de freio.

📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

continua após publicidade

A Rumo Logística utiliza freio pneumático em suas locomotivas. "Todos os vagões possuem freio. Quando se aciona a emergência, ele freia total todos os vagões e locomotivas", informa o maquinista. Caso o dispositivo de segurança não consiga evitar um acidente, os servidores da companhia ferroviária são orientados a permanecerem no local e acionarem o socorro. "Após ter uma colisão, o procedimento é já pedir socorro e informar o ocorrido na hora. Acionar os bombeiros, Samu ou quem for preciso", conclui.


						
							Trem leva mais de 300 metros até parar totalmente em caso de acidente
Foto por Divulgação/Rumo

Na última Semana Nacional do Trânsito, que aconteceu entre os dias 18 e 25 de setembro, a Rumo fez em suas redes sociais uma campanha de conscientização. A empresa escreveu na publicação: "Seja consciente: o trem passa, a vida continua". Além disso, foi orientado: "Para uma travessia segura é fundamental que você esteja atento nas passagens em nível (PNs) e respeite as leis de trânsito. Sempre que se aproximar de uma PN pare, olhe e escute."

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Trem leva mais de 300 metros até parar totalmente em caso de acidente"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!