MAIS LIDAS
VER TODOS

CONVENÇÃO COLETIVA

Trabalhadores do comércio terão reajuste de 5% em Apucarana

Para os funcionários dos supermercados, o reajuste será de 5,5%; convenção também definiu o funcionamento do comércio no final de ano

Da Redação

·
Comércio este ano vai atender em horário especial, até as 22 horas, a partir do dia 7 de dezembro
Icone Camera Foto por Arquivo/TN
Comércio este ano vai atender em horário especial, até as 22 horas, a partir do dia 7 de dezembro
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.10.2023, 18:33:41 Editado em 26.10.2023, 16:02:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Apucarana (Siecap) definiram nesta quarta-feira (25) o reajuste salarial para os trabalhadores do comércio e supermercados de Apucarana (PR). A Convenção Coletiva do Trabalho (CCT) 2023/2024 vale para Apucarana, Cambira, Bom Sucesso, Mandaguari, Marumbi, Marilândia do Sul, Kaloré, Novo Itacolomi, Califórnia e Rio Bom.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: 10º BPM comemora 46 anos de instalação em Apucarana

Com o reajuste, o salário-base do vendedor será de R$ 1.837,25. Já o salário-base para colaboradores de supermercados com a função de caixa será de R$ 1.855,11. O acordo também vale para os trabalhadores do Shopping CentroNorte, resguardando as referidas particularidades.

continua após publicidade

Para os trabalhadores do comércio, que inclui o Shopping CentroNorte, o reajuste será de 5%. Já para os trabalhadores dos supermercados, o aumento será de 5,5%. Para os empregados do comércio, o percentual deverá ser pago sobre os salários vigentes em 1º de julho deste ano. Já para os empregados dos supermercados, junho, pois a data-base é diferente, o que interfere inclusive no índice INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que é usado como base para a negociação. A convenção dispõe das informações como os pagamentos deverão ser feitos.

“O resultado da convenção coletiva é positivo, tanto para empregados quanto para os empregadores, pois atende reivindicações de ambas as partes, contempla as principais datas comemorativas, o que fortalece o comércio local”, avalia a presidente do Sivana, Aída Santos Assunção.

Horário de Natal

continua após publicidade

A convenção coletiva também definiu o funcionamento do comércio nas principais datas comemorativas de 2024 e o calendário para o final deste ano. O comércio este ano vai atender em horário especial, até as 22 horas, a partir do dia 7 de dezembro, uma quinta-feira. Os sábados (02-09-16-23-30), as lojas ficarão abertas até as 18 horas. Domingo, dia 24 de dezembro, o comércio abrirá das 9h às 18 horas. O dia 24 será compensado no dia 2 de janeiro, uma terça-feira.

Carnaval

Sobre o carnaval, Aída observa que o comércio passará a atender na segunda e na terça-feira de carnaval. A abertura da terça-feira ficou condicionada a uma folga. Na quarta-feira, o comércio segue com atendimento normal, como já ocorre atualmente.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Trabalhadores do comércio terão reajuste de 5% em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!