MAIS LIDAS
VER TODOS

Reconhecimento

Top de Marcas: 16 anos mapeando a memória do consumidor apucaranense

Pesquisa Top de Marcas Apucarana revela marcas de produtos e serviços que lideram a lembrança da população

Da Redação

·
Os resultados deste ano será divulgado na revista Top de Marcas encartada na edição da Tribuna do Norte
Icone Camera Foto por Divulgação
Os resultados deste ano será divulgado na revista Top de Marcas encartada na edição da Tribuna do Norte
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.06.2024, 08:30:00 Editado em 12.06.2024, 11:56:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Para aferir a lembrança de marcas na memória do apucaranense, a pesquisa Top de Marcas, neste ano na 16ª edição, considera o perfil da população da cidade para definir as cotas da amostragem que irão identificar a percepção de marcas pelos consumidores. O universo da pesquisa se baseia nas características da população por sexo, idade, escolaridade, renda e região de moradia para entender a liderança alcançada pelas empresas atuantes nos vários segmentos de mercado.

continua após publicidade

📰 LEIA MAIS: Top de Marcas premia empresas líderes na pesquisa; assista

Os resultados deste ano será divulgado na revista Top de Marcas encartada na edição da Tribuna do Norte desta sexta-feira (14) e publicado no site www.topdemarcas.com.br. Todos os entrevistados, de acordo com as cotas alinhadas ao perfil da população local, responderam à pergunta: “Qual a marca que mais se lembra quando pensa em...?”.

continua após publicidade

As respostas são espontâneas, e não há consulta. O objetivo é entender a retenção das informações na memória. Quando as pessoas se lembram de marcas relacionadas aos segmentos de consumo significa que a marca alcançou relevância na concorrência de mercado, se posicionando como líder na área de atuação.

“Os números trazidos pela pesquisa não são apenas referências percentuais. Precisam ser entendidos e utilizados para a elaboração de estratégias que possam ampliar a percepção das marcas no mercado. A comparação do alcance com anos anteriores pode dizer muito sobre o caminho que a marca está desenhando no mercado”, aponta Cláudia Romariz, jornalista e fundadora do Prêmio Top de Marcas.

Segundo ela, isso vale também para a análise de percentuais de não lembrança. “Muitos segmentos possuem índices significantes de ausência de lembrança, ou seja, quando a maior parte dos consumidores não reteve informações sobre marcas atuantes no segmento, o que representa uma oportunidade para conquista de novos nichos”, afirmou.

continua após publicidade

De acordo com Renato Rocha, sócio da Litz, instituto que realiza a pesquisa de campo, o Top de Marcas é um mapeamento capaz de realizar um retrato do momento atual e de apontar direcionamentos para que as marcas possam se movimentar no sentido de alcançarem maior notoriedade, entendendo o comportamento da população. “A pesquisa traz um estudo sobre percepção de marcas no mercado apucaranense capaz de contribuir com o direcionamento das empresas”, destacou.

A apuração das informações aconteceu entre os meses de fevereiro e março, e envolveu 10 categorias de negócios e 62 segmentos de consumo, além da Categoria Top Marcas Corporativas que avaliou a relação dos apucaranenses com as empresas atuantes na cidade. Ao total foram ouvidos 400 moradores da cidade nas cinco regiões – Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro de acordo com o número de habitantes.

📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém para fazer parte dos nossos grupos

continua após publicidade

E, de acordo com o perfil da população de Apucarana, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, foram determinadas as cotas por sexo, idade e escolaridade. As cotas por renda social são definidas com base nas indicações do IPC Maps que aponta o potencial de consumo das cidades. A estratificação permite assegurar um nível de confiança de 95%.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

Deixe seu comentário sobre: "Top de Marcas: 16 anos mapeando a memória do consumidor apucaranense"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!