Apucarana

'Toda sexta é importante para nós, bruxas', diz apucaranense

Veja o que há por trás desta data tão misteriosa: sexta-feira 13

Da Redação ·

Apesar da sexta-feira 13 ser lembrada por ser uma data associada ao "mau agouro” e aos filmes de terror, algumas pessoas acreditam que este dia pode trazer boas energias. Um exemplo é a estudante de Psicologia e taróloga,  Lara Vitória Martins, 18 anos, de Apucarana, no norte do Paraná, que se considera bruxa há um ano e meio e acredita que a data é sinônimo de amor. 

continua após publicidade

"Toda sexta feira é importante para nós, bruxas. Hoje é dia de Vênus e celebramos o amor. A sexta-feira 13 ainda traz um ar místico para todos nós, mesmo que sejamos ou não supersticiosos. Então, eu adoro esse clima. Por coincidência, hoje, dia 13 de agosto, é dia da Deusa Hécate e muitas bruxas irão celebrar a data", explica a apucaranense. 

Lara conta que joga tarô, simpatiza com a bruxaria e também com a religião Wicca. "Me apaixonei por tudo jogando tarô. Porém, você pode se identificar como bruxa por vários meios. A conexão que sente com a natureza é uma delas. Além disso, fazer chás com ervas naturais é uma característica bruxa. Todos temos um pouquinho disso dentro de nós", ressalta. 

continua após publicidade

Para a taróloga, bruxaria também é autoconhecimento e história. "Ser bruxa é querer conhecer raízes como mulheres, saber da história de mulheres do passado, que acreditavam no poder da natureza, de deuses e também da nossa intuição", comenta. Sobre as superstições, Lara diz que sopra canela todos dias em sua casa e também não passa debaixo de escada. "Traz prosperidade e renovação pro mês que vai começar", acrescenta. 

Sexta-feira 13 

Qual o significado do número 13? O 1 simboliza coragem, iniciativa e disposição para correr riscos. Já o 3, representa a autoconfiança e o otimismo de acreditar no melhor da vida, além da reação de leveza e liberdade que acompanha essa atitude positiva perante os desafios.

continua após publicidade

Os dois números gostam de viver livremente e não apreciam dar satisfações do que querem fazer e do que efetivamente fazem. Por que detestam ser mandados e seguir regras.

Superstições 

1. Desça da cama com o pé direito

continua após publicidade

2. Não olhar para gato preto

3. Cuidado com o espelho

continua após publicidade

4. Não passar debaixo da escada

5. Não abra um guarda-chuva em lugares fechados

6. Não sirva refeições para 13 pessoas

continua após publicidade

7. Não deixe o pente ou a escova cair

8. Na dúvida, bata três vezes na madeira

9. Não se despedir em cima de uma ponte

continua após publicidade

10. Usar amuletos

11. Não deixar chinelo ou sapato de cabeça para baixo

12. Vestir roupa branca

13. Não deixar que varram seus pés