Temporal com fortes rajadas de vento derruba árvores e causa transtornos em Apucarana
Corpo de Bombeiros e Defesa Civil registram quedas de árvores e destelhamentos; bairros também enfrentam falta de energia após o temporal em Apucarana

Uma chuva acompanhada de intensas rajadas de vento atingiu Apucarana na tarde deste sábado (29), por volta das 14h45, e deixou um rastro de transtornos em diferentes regiões da cidade. Apesar de durar poucos minutos, o temporal foi suficiente para derrubar árvores, danificar estruturas, provocar destelhamentos e causar falta e instabilidade no fornecimento de energia elétrica.
- LEIA MAIS: Colisão na PR-317 faz caminhão atingir muro de empresa entre Maringá e Iguaraçu
Logo após o temporal, moradores começaram a compartilhar nas redes sociais e em grupos de mensagem imagens dos estragos provocados pela força do vento. Em diversos pontos da cidade, árvores caíram sobre calçadas e vias, dificultando o trânsito.
O Corpo de Bombeiros de Apucarana informou que há várias ocorrências de quedas de árvores registradas pela cidade, além de casos de destelhamento. O levantamento dos danos causados pelo temporal ainda está sendo atualizado.
O coordenador da Defesa Civil de Apucarana, sargento Rodrigo Leme, também informou que o órgão recebeu ocorrências relacionadas à queda de árvores e destelhamentos. Segundo ele, ainda não há um número consolidado de atendimentos.
Na Avenida Minas Gerais, também foram registrados outdoors derrubados e, em outro ponto da cidade, um ponto de ônibus ficou contorcido após a passagem das intensas rajadas de vento. Na Avenida Brasil, diversos cones utilizados na sinalização das obras e reparos na rodovia foram espalhados pela via devido à força do vento, exigindo atenção redobrada dos motoristas.
Moradores relataram que a intensidade do vento causou medo. Uma moradora que vive na Avenida Curitiba comparou a força do temporal à passagem de um tornado. “Moro aqui na Avenida Curitiba. Levou tudo embaixo do meu prédio. Parecia um tornado”, relatou.
Na região do Jardim Interlagos, outra moradora contou que o temporal provocou diversos estragos, incluindo a queda de árvores e danos à rede elétrica. “No meu bairro, Interlagos, o negócio foi feio. Árvores caíram, derrubaram a fiação dos postes”, relatou.
Segundo os moradores, a chuva e as rajadas mais intensas duraram poucos minutos, mas foram suficientes para provocar estragos em diferentes bairros da cidade ao mesmo tempo.
O Residencial Fariz Gebrim, o Núcleo Habitacional Marcos Freire, o Núcleo Habitacional Dom Romeu Alberti e a região do Lago Jaboti, entre outros pontos da cidade, permanecem sem energia elétrica. Também houve relatos de instabilidade no fornecimento em bairros como Jardim Apucarana, Jardim Ponta Grossa e Jardim Vale do Sol.
A reportagem entrou em contato com a Copel, que orientou os moradores afetados pela falta de energia a registrarem uma ocorrência pelos canais oficiais de atendimento. Segundo a companhia, o registro permite o encaminhamento da ocorrência e o acompanhamento dos trabalhos para o restabelecimento do fornecimento.
Veja algumas imagens enviadas ao TN
Como registrar a falta de energia:
Os clientes podem comunicar a falta de luz pelos seguintes canais:
• Aplicativo da Copel, disponível para Android e iOS;
• Telefone 0800 51 00 116.
Em locais sem acesso à internet, também é possível enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” seguidas do número da unidade consumidora.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros continuam atualizando o levantamento das ocorrências provocadas pelo temporal.
