A tarifa do sistema de transporte coletivo urbano de Apucarana (PR) será reajustada a partir deste domingo (15). O valor da nova tarifa será de R$ 4,80 e representa um reajuste de 6,67% em relação à praticada atualmente (R$ 4,50). A chamada meia passagem passará a R$ 2,40. Além da inflação do período, pesou no cálculo a reoneração gradual da folha de pagamento imposta pelo Governo Federal prevista para ter início a partir de 2025 e que atinge, entre diversos outros setores, o de transporte.
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Ao assinar o decreto, o prefeito Júnior da Femac (MDB) ponderou que, além de uma obrigação contratual, o reajuste anual da tarifa garante o equilíbrio financeiro da concessionária e a continuidade da qualidade na prestação dos serviços. Júnior também afirmou que a prefeitura manterá o subsídio à tarifa para que o transporte coletivo permaneça acessível à população.
“Queremos que o apucaranense utilize cada vez mais o transporte urbano de passageiros. É salutar para o meio ambiente, para a mobilidade urbana, e por isso o poder público municipal manterá, sempre dentro da prudência e dos limites legais, suporte para que a atividade se mantenha sustentável em Apucarana”, acentuou o prefeito Júnior da Femac, frisando que mesmo com o reajuste, que tem vigência a partir da meia-noite deste domingo, “a tarifa em Apucarana permanece entre as mais baixas no grupo das maiores cidades do Paraná”.
Além da inflação relacionada ao preço dos insumos, folha de pagamento e diesel com uma variação de 16,78% e 3,40% respectivamente, considerando os custos em 2023 e 2024, tiveram importante impacto no cálculo, segundo explica o executivo da Viação Apucarana Ltda (VAL), Roberto Jacomelli. Ele afirma que a partir de janeiro a concessionária terá um considerável acréscimo de custos somente em folha de pagamento. “Ao considerarmos o reajuste salarial concedido à categoria e a reoneração da folha, teremos um impacto a maior de 16,78% somente em folha de pagamento”, justificou Jacomelli.
Ele expõe que nos termos do contrato de concessão, a planilha atualizada de cálculo tarifário do sistema de transporte coletivo urbano de Apucarana apontou uma tarifa técnica (valor necessário para dar conta de todos os custos do sistema, como óleo diesel, manutenção dos veículos, folha salarial, renovação de frota, entre outros insumos), no valor de R$ 7,24. “Esse é o custo real por passageiro equivalente para manutenção de todas as despesas do sistema de transporte coletivo, cujos dados e cálculos foram homologados pela Secretaria de Trânsito, Transportes e Inovação do município”, revela o executivo da VAL.
Jacomelli enalteceu a decisão do prefeito em manter o subsídio à tarifa, fixando o novo valor em R$ 4,80. “Uma ação que contribui para minimizar o impacto do custo do transporte no orçamento dos usuários e dos empresários, sendo uma medida fundamental para garantir o acesso da população ao serviço de transporte público, em sua maioria trabalhadores, e também a manutenção das gratuidades do sistema de transporte, que representam 30% do total de passageiros transportados”, diz Jacomelli. Segundo dados da empresa, o sistema registra uma média mensal de 319.330 passageiros pagantes e de 143.316 passageiros beneficiados com gratuidade da tarifa (idosos, gestantes, PcD (Pessoas com Deficiência), linha saúde)
Investimentos – Atualmente, a empresa opera com 52 ônibus e o executivo da VAL, Roberto Jacomelli, pontuou que a concessionária continuará investindo na renovação da frota. “Apucarana tem uma das mais novas frotas do Paraná e, para 2025, já há previsão da chegada de 22 novos veículos. Com isso, o carro mais “velho” da frota será ano 2022”, disse.
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