Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--
Apucarana
publicidade
ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Substituição de lâmpadas por LED chega a 12 regiões de Apucarana

Com mais de 9 mil trocas previstas, projeto Apucarana 100% LED intensifica frentes de trabalho

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Substituição de lâmpadas por LED chega a 12 regiões de Apucarana
Autor Luz branca do LED oferece maior fidelidade das cores, melhora a percepção de profundidade e amplia o campo de visão de motoristas - Foto: Divulgação

O Programa Apucarana 100% LED já chegou a 12 bairros de Apucarana, segundo balanço divulgado pela Prefeitura nesta quinta-feira (03). Com o serviço, de acordo com a administração municipal, ruas e avenidas ganharam luz branca e uniforme, proporcionando mais segurança para moradores, melhor visibilidade para motoristas e incentivando o uso dos espaços públicos para a convivência comunitária.

-LEIA MAIS: Digitalização reduz filas e atinge 161 serviços online no atendimento público de Apucarana

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O prefeito Rodolfo Mota afirma que o principal ganho percebido pela população é a sensação de segurança. “A luminária LED elimina pontos escuros em calçadas e esquinas, facilitando a identificação de pessoas, veículos e obstáculos, além de contribuir para a prevenção de acidentes e da criminalidade”, frisou.

Rodolfo Mota destaca ainda que a nova iluminação incentiva a ocupação dos espaços públicos no período noturno. “Os moradores podem utilizar com mais tranquilidade ruas, praças e calçadas para caminhadas, atividades físicas e momentos de convivência entre vizinhos, fortalecendo a vida comunitária nos bairros atendidos”, avaliou.

O prefeito acrescenta que o programa também representa ganhos para a gestão pública. As luminárias em LED consomem menos energia elétrica, apresentam vida útil muito superior às antigas lâmpadas e exigem menos manutenção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O engenheiro eletricista e diretor-presidente do Idepplan, Nilton Fornaciari Júnior, explica que nas regiões atendidas por lâmpadas de vapor de sódio predominava a iluminação alaranjada, que possui baixo Índice de Reprodução de Cor (IRC), dificultando a identificação e produzindo sombras mais intensas.

Segundo Nilton Fornaciari Júnior, nas áreas já modernizadas, a luz branca do LED oferece maior fidelidade das cores, melhora a percepção de profundidade e amplia o campo de visão de motoristas e pedestres. “Além disso, as luminárias direcionam o fluxo luminoso com maior eficiência para a via, reduzindo a dispersão da luz para o céu e diminuindo as zonas de penumbra”, observou.

O engenheiro eletricista Bruno Augusto dos Santos, da MS Iluminação e Eletricidade Ltda., empresa responsável pelos serviços, informa que as equipes seguem trabalhando em diferentes regiões da cidade. No Núcleo Habitacional Afonso de Camargo, aproximadamente 40% da substituição das luminárias já foi executada. No Jardim Ponta Grossa, os trabalhos alcançam cerca de 20% de conclusão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bruno Augusto dos Santos acrescenta que a Rua Osvaldo Cruz também está recebendo a modernização da iluminação viária. Dos 56 pontos previstos, 49 já foram concluídos. Após essas frentes de trabalho, o próximo bairro a receber o Programa Apucarana 100% LED será o Jardim Veneza.

BAIRROS E VIAS CONTEMPLADOS

  • ✅ Sanches dos Santos
  • ✅ Dom Romeu Alberti
  • ✅ Núcleo das Indústrias
  • ✅ Solo Sagrado
  • ✅ Michel Soni
  • ✅ Residencial Araucária
  • ✅ Residencial Itália
  • ✅ Avenida Pinho Araucária
  • ✅ Residencial Monte Sião
  • ✅ Núcleo Habitacional Afonso Alves de Camargo (em execução)
  • ✅ Jardim Ponta Grossa (em execução
  • ✅ Rua Osvaldo Cruz (em execução)

O programa prevê a substituição de 9.120 luminárias, garantindo cobertura integral com iluminação em LED nas ruas, avenidas e bairros do município.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV