Sivana e Siecap definem reajuste da categoria e abertura do comércio no fim de ano - TNOnline
Mais lidas

    Apucarana

    Apucarana

    Sivana e Siecap definem reajuste da categoria e abertura do comércio no fim de ano

    Foto por Arquivo TN
    Escrito por Da Redação
    Publicado em 30.11.2020, 12:12:18 Editado em 30.11.2020, 12:12:55
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    O Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Apucarana (Siecap) finalizaram os últimos detalhes da Convenção Coletiva do Trabalho (CCT) de 2020/2021. A assinatura do documento acontece na tarde desta segunda-feira (30).   

    O acordo, esperado por lojistas e trabalhadores, envolve o reajuste salarial dos trabalhadores do comércio, que fechou em 2,65% e também o calendário especial de fim de ano e as principais datas comemorativas de 2021. Com o reajuste, o salário-base da categoria passa de R$1.393,50 para R$1.430,42. O acordo impacta cerca de 1,7 mil estabelecimentos comerciais e cerca de 7 mil colaboradores do comércio.

    O reajuste deve ser aplicado para os trabalhadores do comércio varejista de Apucarana, inclusive para do Shopping CentroNorte, e para toda a base territorial do Sivana, que abrange também Califórnia, Cambira, Bom Sucesso, Kaloré, Marilândia do Sul, Marumbi e Novo Itacolomi. 

    O percentual deve ser aplicado também aos meses de julho, agosto, setembro, outubro e novembro deste ano. O valor do reajuste sobre esses meses, período em que transcorreram as negociações, poderá ser pago em até três parcelas, ou seja, uma parcela na folha de dezembro de 2020, a segunda parcela na folha de janeiro de 2021 e a terceira parcela em fevereiro de 2021, podendo, também, o empregador pagar em parcela única, ou seja, juntamente com a folha de dezembro de 2020.

    Para a presidente do Sivana, Aída Assunção, as negociações foram especialmente difíceis esse ano, agravada pelo impacto econômico da pandemia de coronavírus. “Acreditamos na força do comércio e na recuperação da economia, para que no próximo ano o cenário esteja mais otimista, inclusive, para a Convenção Coletiva”, espera.

    Horários para o fim de ano – Outro ponto aguardado era a definição da abertura do comércio à noite em dezembro. As lojas passam a atender em horário especial, das 9h às 22 horas, a partir do dia 7 de dezembro, próxima segunda-feira. 

    Nos sábados 05, 12 e 19, o comércio ficará aberto das 9h até as 18 horas. O domingo, dia 20, último domingo antes do Natal, as lojas abrem das 9h às 18 horas. Na véspera do Natal, dia 24, o horário será das 9h às 18 horas. 

    Já no dia 26, um sábado, o comércio irá funcionar das 9h às 13 horas. Já o dia 31, véspera de Ano-Novo, as lojas vão fechar às 17 horas. E na volta do Ano-novo, dia 2, um sábado, abre até as 13 horas.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Sivana e Siecap definem reajuste da categoria e abertura do comércio no fim de ano"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.