MAIS LIDAS
VER TODOS

APUCARANA

Sivale e APL produzem documentário sobre a história do Boné

A meta é lançar o material no dia do Boné, 31 de janeiro

Da Redação

·
Sivale e APL produzem documentário sobre a história do Boné
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.11.2021, 19:34:42 Editado em 29.11.2021, 19:34:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Apucarana é conhecida como a Capital do Boné. Inclusive muitas pessoas acham que é só apelido, quando na verdade existe até uma Lei Federal (nº 2.793/08) institucionalizando o referido título.

continua após publicidade

Mas como surgiu o boné em Apucarana? Quem foram os empresários que tiveram essa ideia? Foi pensando em resgatar e registrar essa história que o SIVALE e o APL estão gravando um documentário.

A presidente do SIVALE, Elizabete Ardigo, explica que pela primeira vez os principais personagens foram reunidos com o objetivo de preservar a memória. “Nossa ideia é lançar este material no dia 31 de janeiro, que é o Dia do Boné”, além de deixar este material para o futuro Museu que está sendo formado na cidade”, diz Ardigo.

continua após publicidade

O coordenador do APL de Bonés, Jayme Leonel, ressalta a importância de registrar esta história. “Apucarana vive e é conhecida pelo Boné. Temos que valorizar isso. Contar a história através dos primeiros empresários e funcionários da época é homenagear a própria cidade”, diz Leonel.

Fotos antigas, vídeos da época, além dos depoimentos irão formar o vídeo que está em produção. “Tínhamos um mini museu do boné com vários itens, mas infelizmente ele se perdeu. A oralidade será a principal ferramenta para contar a história do Boné”, diz Leonel.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Sivale e APL produzem documentário sobre a história do Boné"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!