MAIS LIDAS
VER TODOS

problema técnico

Site da Prefeitura de Apucarana é reestabelecido após problema técnico

Portal ficou fora do ar por conta do rompimento de uma fibra óptica na cidade

Da Redação

·
Prefeitura de Apucarana
Icone Camera Foto por reprodução
Prefeitura de Apucarana
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.11.2024, 15:10:03 Editado em 18.11.2024, 18:51:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O site apucarana.pr.gov.br da Prefeitura de Apucarana (PR) foi reestabelecido na tarde desta segunda-feira (18), após ficar algumas horas fora do ar em virtude do rompimento de um cabo de fibra óptica. O problema técnico impediu o acesso a diversos serviços ofertados no portal, como a emissão de notas fiscais, protocolos, entre outros.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Após pane elétrica, Prefeitura normaliza serviços em Apucarana

Conforme o superintendente de tecnologia, André Burin, o site ficou fora do ar devido ao rompimento de uma fibra óptica de internet de uma empresa de telecomunicações. O problema prejudicou apenas os acessos externos, pois o sistema interno da prefeitura permaneceu em pleno funcionamento. "O site é hospedado na prefeitura e o acesso externo é realizado por um redirecionamento por um link contratado de uma empresa. Internamente, nosso sistema está em pleno funcionamento. E não há risco de perda de informações porque nosso portal não sustenta dados, é apenas um portal de notícias", explicou.

continua após publicidade

A operadora responsável solucionou o problema no fim da tarde. Os serviços, entretanto, não foram interrompidos pois a Prefeitura de Apucarana dispõe do site apucarana.atende.net onde todos os serviços podem ser acessados, como procedimentos de contabilidade, pagamentos, arrecadação, fiscalização, pessoal, compras, licitações, procuradoria, vigilância em saúde e muitos outros.

INSTABILIDADE

Na semana passada, uma pane elétrica no servidor da administração - responsável pelo processamento dos sistemas, serviços e informações do município - paralisou os atendimentos da prefeitura durante 48 horas. O problema foi solucionado na quinta-feira (14) quando o funcionamento foi retomado.

A prefeitura precisou substituir o nobreak, que é um equipamento que protege e mantém em funcionamento dispositivos eletroeletrônicos em caso de oscilações. Com isso, empresas não conseguiram emitir notas, entre outros serviços.

A pane foi registrada na tarde de terça-feira (12). Funcionários foram liberados para trabalhar em home office e o atendimento ao público foi interrompido. A expectativa era retomar os serviços às 14 horas desta quinta-feira, mas a manutenção no servidor atrasou por mais duas horas.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Site da Prefeitura de Apucarana é reestabelecido após problema técnico"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!