MAIS LIDAS
VER TODOS

SEMANA LITERÁRIA

Sesc Apucarana recebe mostra cultural indígena neste sábado (7)

Projeto Tekoa Mirim é uma iniciativa de oito famílias do povo Guarani Mbya

Da Redação

·
Objetivo da mostra é divulgar o trabalho de preservação ambiental desenvolvido na comunidade
Icone Camera Foto por reprodução/sesc
Objetivo da mostra é divulgar o trabalho de preservação ambiental desenvolvido na comunidade
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.10.2023, 16:16:29 Editado em 04.10.2023, 16:34:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Neste sábado (7) o Sesc Apucarana recebe a Mostra Cultural Tekoa Mirim, que está em sua segunda edição. A mostra integra a programação da 42ª Semana Literária e Feira do Livro 2023 que começou nesta quarta-feira (4) e segue até sábado (7) com exposições, lançamentos de livros, programação artística, entre outras atividades culturais.

continua após publicidade

O Projeto Tekoa Mirim é uma iniciativa de oito famílias do povo Guarani Mbya oriundas da Terra Indígena de São Jerônimo. O objetivo da mostra é divulgar o trabalho de preservação ambiental desenvolvido na comunidade Guarani Mbya e, sobretudo, a importância das culturas indígenas e o seu fortalecimento, no que se refere à memória ancestral de seu povo através de sua arte, música, dança e crença.

- LEIA MAIS: Apucarana registra "apagão" de energia em várias regiões

continua após publicidade

A mostra acontece no sábado (7) das 15h às 17h, na área externa do Sesc, na Rua São Paulo, 1450. A entrada é gratuita. Clique aqui e confira a programação completa da semana literária do Sesc.

Tekoa Mirim

No dia 27 de Abril essas famílias do povo Guarani Mbya tomaram posse da terra indígena Tekoa Mirim localizada no município de Sapopema. A terra está devidamente demarcada e homologada conforme a lei constituída na promulgação no dia 5 de outubro de 1.988.

É sabido que todo cidadão brasileiro tem direito humano à moradia, segurança alimentar e saneamento básico, no caso dos povos originários, seus direitos constitucionais incluem o direito ao território mediante a demarcação e homologação das terras, para a preservação de sua cultura.

continua após publicidade

O Povo Guarani Mbya tem o entendimento que através de intercâmbios culturais, a sua luta ganha mais visibilidade e que é possível proporcionar ao público (não -indígena) da região, uma compreensão mais justa à respeito de sua cultura e escolhe a (Semana Literária Sesc e Feira do Livro) de 2023 para realizar a segunda edição de seu projeto em Apucarana/Apó-caarã-anã.

C

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Sesc Apucarana recebe mostra cultural indígena neste sábado (7)"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!