MAIS LIDAS
VER TODOS

APUCARANA

Serviço gratuito faz a destinação correta de 70 mil pneus

Implantado há um ano e três meses, o serviço de coleta de pneus inservíveis já recolheu 70 mil unidades.  O sistema de logística reversa funciona, no IBC da Vila Nova, através de uma parceria entre a Prefeitura de Apucarana e a empresa Reciclanip. Após

Da Redação

·
Serviço gratuito faz a destinação correta de 70 mil pneus
Icone Camera Foto por Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.10.2020, 17:07:30 Editado em 30.10.2020, 17:07:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Implantado há um ano e três meses, o serviço de coleta de pneus inservíveis já recolheu 70 mil unidades. O sistema de logística reversa funciona, no IBC da Vila Nova, através de uma parceria entre a Prefeitura de Apucarana e a empresa Reciclanip. Após a implantação do serviço, que é gratuito, Apucarana não registrou nenhum caso de descarte irregular.

continua após publicidade

“Neste período, não tivemos nenhum caso de descarte clandestino de pneus. O que registramos, eventualmente, é a situação de um pneu que alguém acaba descartando em um terreno baldio ou em outro local, mas são casos pontuais”, frisa Sérgio Bobig, secretário municipal de Meio Ambiente.

O prefeito Junior da Femac lembra que o convênio com a Reciclanip foi firmado em meados do ano passado. “Existia um ecoponto no Parque Industrial Norte que deixou de operar. Essa situação permaneceu por cerca de dois meses, período em que houve um aumento considerável dos descartes clandestinos”, recorda Junior da Femac.

continua após publicidade

Junior salienta ainda que, na época, os pequenos espaços que as borracharias e auto centers possuíam para armanezar provisoriamente os pneus logo ficavam lotados. “Diante desta situação, o Município interveio e firmou o convênio garantindo novamente um ponto de coleta dos pneus inservíveis. Isso foi feito com uma grande vantagem para o setor: o serviço que antes era cobrado passou a ser ofertado gratuitamente”, ressalta Junior da Femac.

Sérgio Bobig, secretário municipal de Meio Ambiente, afirma que o serviço não repassa custos aos proprietários de borracharias e auto centers, nem para o Município. “Toda vez que há um grande volume de pneus fazemos a solicitação e em dois dias a Reciclanip envia um caminhão. Quando o volume é muito grande, como ocorreu nesta semana, vem uma carreta”, frisa Bobig, informando que somente nesta viagem foram transportados cerca de 4 mil pneus.

De acordo com o convênio com a empresa Reciclanip, a Prefeitura disponibiliza o depósito coberto para acondicionamento dos pneus e trabalhadores para carregamento dos caminhões que vierem recolher o material. “Outra vantagem é que os proprietários de borracharias e auto centers podem levar os pneus até o local de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, sendo que antes eles só podiam levar uma vez por semana”, completa Bobib.

Os pneus, após serem deixados na central de recebimento, são transportados para reciclagem até a região metropolitana de Curitiba, onde fica a base paranaense da empresa. De acordo com a Reciclanip, os pneus são utilizados como combustível alternativo em fornos de cimenteiras, transformados em tapetes para automóveis, pisos industriais e pisos para quadras poliesportivas, além de serem adicionados à massa asfáltica dando origem ao chamado asfalto-borracha. A Reciclanip foi criada em 2007 pelas fabricantes de pneus, como Bridgestone, Goodyear, Michelin, Pirelli, Continental e Dunlop. A empresa tem a missão de administrar o processo de coleta e destinação de pneus inservíveis, colocando em prática a logística reversa.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Serviço gratuito faz a destinação correta de 70 mil pneus"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!