MAIS LIDAS
VER TODOS

saúde mental

Sentir tristeza no fim do ano é normal, afirmam psicólogos

Autorreflexão no encerramento de ciclo pode desencadear aumento de ansiedade, angústia e até episódios depressivos

Da Redação

·
Síndrome de fim de ano afeta grande parte da população
Icone Camera Foto por Pixabay
Síndrome de fim de ano afeta grande parte da população
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.12.2023, 16:40:00 Editado em 29.12.2023, 16:39:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Aguardado por grande parte da população, o fim do ano nem sempre surte o efeito desejado quando o assunto é a saúde mental. Um estudo da International Stress Management Association (Isma) revela que 80% das pessoas economicamente ativas apresentam níveis maiores de estresse, ansiedade e até depressão nesta época do ano. Segundo a psicóloga Letícia Noronha Correia, de Apucarana, essa sensação é popularmente chamada de “síndrome de fim de ano” e está relacionada ao sentimento de ansiedade, angústia e sintomas depressivos. “Não há um diagnóstico desta síndrome, no entanto tem-se visto que é algo em comum em muitas pessoas nesta época do ano”, afirma.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Mais de 150 mil paraenses poderão ser vacinados contra a dengue

De acordo com ela, os fatores que podem despertar estes sintomas estão relacionados a sensação de não ter cumprido metas e também pela expectativa do que está por vir. Entre as estratégias para evitar os sentimentos de depressão, ansiedade e solidão que o encerramento de um ciclo e o início de outro podem provocar, ela orienta revisar o que passou e traçar metas e objetivos claros para o ano que vai começar.

continua após publicidade

“Ter momentos de lazer, descontração e praticar atividades físicas também ajuda. Caso esses sintomas estejam agravados é necessário procurar ajuda profissional para que se possa ter um acompanhamento e uma melhora do bem-estar”, assinala.

Embora nos livros de literatura psiquiátrica e de psicologia não constem esse tipo de síndrome, o psicólogo apucaranense Gleydson Reis afirma que sentir tristeza nesta época do ano é considerado normal, devido a sensação de encerramento de um ciclo.

“A vida do ser humano é baseada em ciclos, como o ciclo aniversário, ciclo da segunda-feira e o ciclo do fim do ano Essa época desperta muitas memórias afetivas. É muito difícil encontrar alguém que não tenha perdido uma pessoa importante, que não tenha terminado um relacionamento que fez a diferença. Essa é uma época de reflexão que traz sensações que não são tão boas e tudo aquilo que pensamos gera um sentimento que será externalizado de alguma forma”, explica.

Reis, entretanto, considera esses episódios como casos pontuais e não depressivos e ansiolíticos. “Agora nessa época de fim de ano é normal sentir saudade, tristeza e ter algumas lembranças. E essa autorreflexão no fim de ano é muito positiva, pois é a oportunidade de aprender com o que não deu certo e repetir o que funcionou. É uma reflexão benéfica”, explica.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Sentir tristeza no fim do ano é normal, afirmam psicólogos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!