MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Semana da Conciliação será realizada entre 6 e 10 de novembro

Interessados em resolver pendências judiciais, como adoção e vagas em creches, entre outras demandas, devem se inscrever até 16 de outubro; entenda

Da Redação

·
Conflitos como pensão alimentícia, partilha de bens, divórcio, guarda, visitas/convivência, podem ser resolvidos rapidamente com as técnicas de conciliação.
Icone Camera Foto por (Divulgação)
Conflitos como pensão alimentícia, partilha de bens, divórcio, guarda, visitas/convivência, podem ser resolvidos rapidamente com as técnicas de conciliação.
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.10.2023, 14:45:37 Editado em 06.10.2023, 14:48:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Fórum da Comarca de Apucarana vai receber, entre 6 e 10 de novembro, a Semana Nacional de Conciliação. É uma oportunidade para resolver pendências judiciais, como adoção, casos de infração, vagas em creches, entre outras demandas. Em âmbito local, a ação é desenvolvida pela Vara da Família, Infância e Juventude,

continua após publicidade

Em Apucarana, conflitos como pensão alimentícia, partilha de bens, divórcio, guarda e visitas/convivência podem ser resolvidos rapidamente com as técnicas de conciliação.

"A participação de todo o Judiciário, por meio de seus magistrados, servidores e estagiários, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Advocacia, fará desta edição um grande evento, com ótimos resultados para todos", afirmou o 2º vice-presidente do TJPR e coordenador regional da campanha, desembargador Fernando Antônio Prazeres.

continua após publicidade

LEIA MAIS: Polícia Civil prende 3 suspeitos de homicídio em Apucarana

De acordo com a juíza Ornela Castanho, de Apucarana, neste ano, as partes interessadas podem manifestar seu interesse antecipadamente através da internet.

“A novidade da Semana Nacional de Conciliação este ano é que o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) disponibilizou um link para que os interessados em resolver alguma pendência manifestem seu interesse, bem como encaminhem as causas a serem atendidas”, conta.

continua após publicidade

A magistrada também ressalta que a conciliação é uma ótima opção para colocar fim a determinados conflitos. "A conciliação é um método de solução de conflitos que está disponível todos os dias no Tribunal. É o meio mais rápido para obter uma solução para o seu conflito, de forma justa e amigável", frisa.

Os interessados tem até o dia 16 de outubro para se inscrever na campanha, clicando aqui. Outra opção é entrar em contato diretamente na vara de origem do processo, solicitando a inclusão em pauta até o dia 16 de outubro de 2023.

Realizada anualmente desde 2006, a campanha tem como objetivo a mobilização de todo o Poder Judiciário, em suas várias esferas de atuação, conjugando esforços para a implementação da conciliação e outras ferramentas autocompositivas, ressaltando os aspectos positivos da resolução de conflito por meio do consenso entre as partes e da relevância da desjudicialização, ante o atendimento em etapa pré-processual.

continua após publicidade

As conciliações pretendidas durante a Semana são chamadas de processuais, ou seja, quando o caso já está na Justiça. No entanto, há outra forma de conciliação: a pré-processual ou informal, que ocorre antes de o processo ser instaurado e o próprio interessado busca a solução do conflito com o auxílio de conciliadores ou mediadores.


AÇÕES NÃO AJUIZADAS

continua após publicidade

Para solucionar litígios ainda não ajuizados, o interessado pode entrar em contato com o CEJUSC - Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - mais próximo de sua residência (clique para acessar a relação de Cejusc´s –Tabela Contato CEJUCs).

PROCESSOS EM CURSO

continua após publicidade

Caso já exista processo em andamento, o interessado deverá preencher o formulário de inscrição online (disponível no link: https://portal.tjpr.jus.br/portletforms/publico/frm.do?idFormulario=6159), ou entrar em contato diretamente na vara de origem do processo, para pedir a inclusão até 16 de outubro de 2023.

Após o prazo do formulário, os interessados na campanha poderão entrar em contato diretamente com a comarca responsável pelo processo.

Para casos envolvendo ações em massa, disponibiliza-se o e-mail da 2ª Vice-Presidência (2vice@tjpr.jus.br), devendo ser apresentado preposto com poderes para transigir com indicação de Comarca e Unidade Judicial.

Após a solicitação, o processo será analisado, e caso selecionado, as partes serão devidamente intimadas sobre o dia, horário e local onde será realizada a sessão de conciliação.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Semana da Conciliação será realizada entre 6 e 10 de novembro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!