MAIS LIDAS
VER TODOS

Meio Ambiente

Sema resgata tamanduá em área urbana de Apucarana

Um tamanduá-mirim foi resgatado nesta quarta-feira (04) no Distrito de Vila Reis. Agentes da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Apucarana (Sema) receberam o chamado logo pela manhã. “Um morador nos contatou narrando que o animal silvestre ha

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.11.2020, 16:49:21 Editado em 04.11.2020, 16:49:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um tamanduá-mirim foi resgatado nesta quarta-feira (04) no Distrito de Vila Reis. Agentes da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Apucarana (Sema) receberam o chamado logo pela manhã. “Um morador nos contatou narrando que o animal silvestre havia adentrado o seu quintal, na área urbana do distrito”, conta Sérgio Bobig, secretário municipal.

continua após publicidade

O resgate foi realizado de forma tranquila, sem resistência por parte do animal e, após averiguação das condições de saúde, o tamanduá-mirim foi levado pela equipe da Sema para uma região de mata, distante da zona urbana, e reintegrado ao seu habitat natural.

Bobig relata que esta se tornando cada vez mais frequente ocorrências do gênero no município. “Com o avanço do meio urbano sobre o rural, alguma espécies selvagens acabam, vez ou outra, adentrando à área urbana em busca de alimento”, conta.

continua após publicidade

A orientação é de que a população não tente capturar o animal por conta própria. “Uma autoridade competente deve ser sempre acionada para o resgate, preservando tanto a segurança das pessoas, quanto do animal”, pontua o secretário de Meio Ambiente. De acordo com Bobig, em casos semelhantes à ocorrência com o tamanduá-mirim do Distrito de Vila Reis, a população deve ligar para o telefone 3423-0142, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, ou na Patrulha Ambiental da Guarda Civil Municipal de Apucarana (GCMA), pelo telefone 153 (atendimento 24 horas).

A espécie - Encontrado da Venezuela ao sul do Brasil, o tamanduá-mirim é um mamífero arborícola e pode ter até 105 cm de comprimento. É reconhecido principalmente por um padrão de pelagem que faz com que pareça que ele usa um colete preto, apesar de que essa coloração pode variar, com indivíduos totalmente pretos ou marrons. Possui longas garras nas patas anteriores e caminha apoiando o peso sobre os pulsos dos membros anteriores, contrastando com o tamanduá-bandeira, que é nodopedálico (locomoção quadrúpede em que o animal utiliza os nós dos dedos dos membros anteriores para apoiar o peso do corpo. Os gorilas e chimpanzés sãos os mais típicos).

São animais solitários, de hábitos que podem ser tanto diurnos quanto noturnos. Alimentam-se preferencialmente de formigas e cupins. Seus predadores incluem felinos de grande e médio porte, como a onça-pintada, a suçuarana e a jaguatirica. Os filhotes são carregados nas costas da mãe, até que se tornem independentes, mas ocasionalmente podem ser deixados em "ninhos".

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Sema resgata tamanduá em área urbana de Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!