MAIS LIDAS
VER TODOS

Clima

Sem chuva há quase um mês, Apucarana está em alto risco de queimadas

De acordo com o Simepar, deve chover nas regiões do Paraná apenas no dia 12 de julho

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.07.2022, 16:57:06 Editado em 06.07.2022, 17:51:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Sem chuva desde o dia 17 de junho, Apucarana passa por um período de seca, assim como a maioria das cidades do Sul do Brasil. O tempo seco aumenta o risco de queimadas e agravam os problemas respiratórios e da população.

continua após publicidade

Em junho, de acordo com o Corpo de Bombeiros, a cidade registrou 5 incêndios florestais. Em contrapartida, só nos seis primeiros dias, foram registrados quatro queimadas. Em 2022, os bombeiros foram acionados 39 vezes por conta da mesma situação.

Na região de cobertura do 11º GB, que atende 22 municípios, foram registrado 94 incêndios florestais desde o começo do ano.

continua após publicidade

Conforme a tenente Ana Paula Inácio de Oliveira Zanlorenzi, do Corpo de Bombeiros de Apucarana, as ocorrências estão na média. "Atendemos, em média, pelo menos uma ocorrência de incêndio ambiental por dia", diz.

Conforme a tenente, a principal causa dos incêndios florestais é humana. "São aquelas pessoas que pretendem fazer a limpeza do terreno ou pessoas que acabam jogando um bituca de cigarro, e esse fogo pode se propagar. Mas basicamente, o fator humano é o fator principal", afirma.

Para evitar as queimadas, de acordo com a tenente, é necessário realmente tentar não dar início a esse fogo. "Clima seco, vegetação seca, geadas, além de fortes ventos que são registrados na região, favorecem a propagação dessas chamas", observa a tenente.

continua após publicidade

Além disso, Ana Paula cita a questão da saúde da população e também da segurança da população. "Nessa onda da covid, as queimadas podem agravar os problemas respiratórios. A fumaça ainda pode prejudicar a visão do motorista e causar acidentes. Por isso, denuncie, entre em contato com a secretaria do ambiente", acrescenta Ana Paula, que diz que causar incêndios florestais pode causar multas e notificações.

Clima seco

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), nos últimos dias o tempo seco predomina em regiões do todo Paraná.

continua após publicidade

"Temos situação de bloqueios atmosféricos que impedem a progressão de frente fria ao sul do país. Sistemas frontais chegam até o Rio Grande do Sul, mas não conseguem evoluir em direção à Santa Catarina e Paraná", explica o meteorologista Lizandro Jacóbsen.

Por isso, ainda conforme o profissional, o tempo mais seco e as temperaturas mais elevadas predominam nesta época do ano. "O conhecido 'veranico' se estende pelo menos até o início da semana que vem, pois há previsão de pouca chuva para o dia 12 de julho nas regiões paranaenses", acrescenta.

continua após publicidade

Veja o vídeo gravado pelo meteorologista:

continua após publicidade

Veja o vídeo de queimadas registradas em Apucarana:



GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Sem chuva há quase um mês, Apucarana está em alto risco de queimadas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!