MAIS LIDAS
VER TODOS

PANDEMIA

Segunda onda de Covid-19 na Europa gera alerta na 16ª Regional de Saúde

A Europa vive a segunda onda da pandemia do novo coronavírus, com o aumento de casos e óbitos todos os dias. Os países como Itália, França e Espanha já vivem novas determinações restritivas e até lockdown. Essa crescimento no número de contaminados gera u

Da Redação

·
Segunda onda de Covid-19 na Europa gera alerta na 16ª Regional de Saúde
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.10.2020, 12:06:30 Editado em 26.10.2020, 12:06:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Europa vive a segunda onda da pandemia do novo coronavírus, com o aumento de casos e óbitos todos os dias. Os países como Itália, França e Espanha já vivem novas determinações restritivas e até lockdown. Essa crescimento no número de contaminados gera uma grande preocupação também no Brasil. O médico e chefe da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, Altimar Carletto ressalta que sem os cuidados necessários para evitar a propagação da Covid-19, a pandemia pode ganhar força novamente.

continua após publicidade

“A pandemia não passou, não está resolvida, se baixar a guarda vamos voltar a ter problemas. Precisamos ter a consciência de que a pandemia não acabou, não está indo embora, agora temos um controle, se bobear, ela retoma sua força e volta a aumentar o número casos e óbitos novamente. Se não tomarmos cuidado, volta e volta forte,” destaca.

Para Carletto é necessário que a população continue evitando aglomerações e utilizando a máscara de proteção individual. “Concentração em bares, restaurantes, praias, piscinas, tudo isso pode trazer uma nova onda de casos. Para evitar, precisamos nos manter com a nossa atitude adequada, manter tudo que estamos fazendo, manter o que aprendemos ao longo desses meses em pandemia”, disse.

continua após publicidade

O chefe regional de saúde ainda repassou que a região de Apucarana vive uma estabilidade. “Fazendo uma análise, estamos no platô há semanas, e existe uma tendência de que essa curva possa cair. A ocupação de leitos de enfermaria e UTI de 20 dias para cá diminuiu. Mas precisamos saber que essa queda será vagarosa. Vai diminuir, mais ainda teremos meses pela frente para conseguir números significativos com indícios de queda”, destaca.

Carletto ainda destacou o trabalho dos profissionais que estão atuando diretamente no enfrentamento da pandemia. “Esses profissionais já têm um domínio um pouco melhor em como atuar com o paciente. Hoje vivemos uma situação em que o caso mais grave não necessariamente vai caminhar para um óbito. Tivemos já casos de sucesso com o tratamento dessas pessoas. As pessoas logo no início dos sintomas, também já estão procurando atendimento, antes de se agravar a situação”, finaliza.

ALERTA

Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, alertou que a luta contra a Covid-19 continua e pediu apoio dos paranaenses para continuar com os cuidados para evitar o vírus. “Não podemos nos deixar vencer pela falsa impressão de que a pandemia já acabou. Estamos vencendo várias batalhas, mas precisamos do apoio e da atitude de todos para derrotar o vírus. A pandemia não acabou, a transmissão no Paraná é comunitária e pode acontecer em qualquer lugar. Ficamos dois meses num patamar muito elevado de casos, agora eles vêm baixando, porém, nos últimos três dias detectamos uma alta novamente nos casos. A guerra contra a pandemia não acabou”, disse em um vídeo postado nas redes sociais.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Segunda onda de Covid-19 na Europa gera alerta na 16ª Regional de Saúde"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!