MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Sebrae/PR e parceiros orientam indústrias do vestuário sobre crédito

Orientações à indústrias do vestuário de Apucarana sobre crédito

Da Redação

·
Sebrae/PR e parceiros orientam indústrias do vestuário sobre crédito
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.06.2020, 16:58:31 Editado em 22.06.2020, 17:01:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um dos grandes polos na confecção de bonés, camisetas e acessórios do Brasil foi seriamente afetado pela crise econômica causada pela pandemia do coronavírus. As cerca de 350 indústrias do vestuário de Apucarana e região, que concentram mais da metade da produção nacional do setor, viram os pedidos sumirem com a chegada da doença e as recomendações de distanciamento social. Por um período, foi possível manter a operação graças às medidas de flexibilização trabalhista e a produção de máscaras e aventais. Mas, agora, muitas empresas precisarão de apoio financeiro para garantir fluxo de caixa e manutenção dos empregos.

continua após publicidade

O Sebrae/PR, em parceria com o APL de Bonés de Apucarana e o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale) está oferecendo orientação para o acesso ao crédito disponibilizado pelo governo federal por meio do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). A linha de crédito é voltada a micro e pequenas empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.

Os empresários que tiverem condições de contrair o empréstimo poderão ter até oito meses de carência para começar a pagar. Após esse período, o crédito contratado poderá ser parcelado em até 36 vezes. A taxa de juros é a Selic (2,25%) mais 1,25% ao ano. O valor máximo do empréstimo para cada empresa deve corresponder a até 30% da receita bruta anual, calculada com base no exercício de 2019.

continua após publicidade

Segundo o diretor-administrativo da Griffe Co, que fabrica bonés para grandes marcas, e vice-presidente do APL de Bonés de Apucarana, Luciano Ferreira Rocha, a empresa tem operado com 40% da capacidade para a confecção dos acessórios.

“Fiz o remanejamento da equipe para produzir máscaras e aventais cirúrgicos”, conta. Além disso, a fábrica lançou seu próprio modelo de máscara, que é comercializado para as marcas clientes da indústria. Essa produção e a ajuda do governo, por meio das medidas de flexibilização trabalhista, foram fundamentais para a empresa continuar operando.

Por cerca de dois meses, as indústrias do vestuário de Apucarana puderam manter os custos e a mão de obra graças a uma demanda trazida por meio do Sivale e APL de Bonés para atender a uma licitação do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) para a confecção de 5 milhões de máscaras e 850 mil aventais.

continua após publicidade

“Foi um trabalho importante, que deu para a gente passar pelos dois meses mais difíceis”, afirma Rocha. No entanto, daqui para frente, ele afirma que as indústrias precisarão de suporte financeiro.

“Temos que investir na produção, manter a equipe e financiar as vendas para nossos clientes, as marcas e lojas que estão descapitalizadas e que têm dificuldade de acesso a credito”, justifica.

De acordo com Rocha, se as indústrias tiverem facilidade para acessar recursos para capital de giro, poderão ajudar as empresas do varejo a terem fôlego financeiro para operar. Na avaliação do empresário, o Pronampe também será uma ótima oportunidade para as empresas investirem nos negócios, já que as taxas de juros e os prazos para pagamento são atrativos.

continua após publicidade

A presidente do Sivale e do APL de Bonés de Apucarana, Elizabete Ardigo, diz que as indústrias estão retomando a produção para as grandes marcas e magazines agora, após a reabertura do comércio em São Paulo.

“Nosso setor tem sofrido bastante”, lamenta. Na opinião dela, o Pronampe vai ajudar muito as indústrias do vestuário, já que é uma linha de crédito menos burocrática e de mais fácil aprovação do que as até então disponíveis no mercado. “A empresa que tem o faturamento anual contabilizado vai conseguir acessar a linha e equilibrar o caixa”, aponta.

A consultora do Sebrae/PR, Beatriz Poletto, orienta os empresários a procurarem os bancos em que possuem relacionamento para acessarem o Pronampe. O Sebrae/PR oferece orientações não só para o acesso ao Pronampe, mas para analisar a real necessidade de cada negócio para a captação de recursos. Beatriz aconselha que as empresas que desejam buscar o financiamento sejam rápidas, pois o prazo para conseguir os recursos será curto e a demanda é alta em todo o país.

“É um crédito importante para capital de giro. Além de trabalhar a movimentação do dia a dia, pode ajudar as indústrias a se reinventarem, investirem em inovação e tecnologia, desenvolverem novas linhas de produtos”, argumenta.

O escritório do Sebrae/PR em Apucarana está atendendo os empreendedores por meio do telefone (43) 3420-7400.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Sebrae/PR e parceiros orientam indústrias do vestuário sobre crédito"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!