MAIS LIDAS
VER TODOS

qualificação

Saúde de Apucarana entrega certificados de curso da Fiocruz

Cerimônia de encerramento foi realizada nesta sexta-feira (17) pela Autarquia Municipal

Da Redação

·
Certificados foram entregues nesta sexta
Icone Camera Foto por Prefeitura Municipal
Certificados foram entregues nesta sexta
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.11.2023, 21:26:28 Editado em 17.11.2023, 21:26:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana realizou nesta sexta-feira (17), no polo da UAB, a cerimônia de encerramento do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde – EdPopSUS, promovido e certificado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz. Com 112 participantes, entre Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes Comunitários de Endemias (ACEs), a qualificação foi ofertada pela AMS, por meio da Superintendência da Atenção Básica e do Programa de Residência Multiprofissional.

continua após publicidade

“Apucarana é a primeira cidade do Paraná a oferecer o curso EdPopSUS em mais um investimento da administração do prefeito Junior da Femac na qualificação dos profissionais de saúde”, afirma superintendente da Atenção Básica, Odarlone Orente.

-LEIA MAIS: Papai Noel abrirá contagem regressiva para os 80 anos de Apucarana

continua após publicidade

O curso, iniciado em junho, foi ministrado em vários encontros semanais e atividades de campo. “É uma prática voltada para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde a partir do diálogo entre a diversidade de conhecimentos, valorizando os saberes populares”, informa Orente.

Homenageada durante o evento, a coordenadora local do curso EdPopSUS em Apucarana, Adriana Palu, ressalta a importância de valorizar os diversos saberes da própria comunidade para o aprimoramento dos serviços de saúde.

A coordenadora da Residência Multiprofissional da AMS, Angélica Ferreira Domingues, destaca que a parceira formativa no território de atuação dos profissionais de saúde é fundamental para a melhor prestação de serviços dentro do SUS. “Esse curso trouxe a valorização de saberes que serão colocados em prática contribuindo positivamente nos processos de trabalho com a população”, acrescente Angélica.

continua após publicidade

O evento também teve a participação do superintendente de vigilância em saúde da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Marcelo Viana.

EdPopSUS

O EdPopSUS centra sua proposta de qualificação especialmente nos agentes comunitários de saúde e nos agentes de vigilância em saúde, que são profissionais que têm seu trabalho vinculado fortemente ao território delimitado em que a atenção básica à saúde se organiza e se estrutura.

O modelo de reorganização da atenção à saúde, que tem na saúde da família sua principal estratégia, busca responder a maior parte das necessidades de saúde dos indivíduos e das comunidades. Integra ações de promoção, prevenção e proteção da saúde, com ações de diagnóstico, tratamento, manutenção e reabilitação da saúde.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Saúde de Apucarana entrega certificados de curso da Fiocruz"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!