Apucarana

Samu recebe treinamento em resgaste de acidentes de trânsito

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Samu recebe treinamento em resgaste de acidentes de trânsito
fonte: Divulgação
Samu recebe treinamento em resgaste de acidentes de trânsito

A qualificação dos servidores do Samu de Apucarana vem ganhando reforço significativo deste que o Núcleo de Educação Permanente (NEP) foi implantado neste ano na unidade local. nesta sexta (18), aconteceu mais uma capacitação. Trata-se do treinamento de resgaste em acidente de carro ministrado pelo 11º de Grupamento de Bombeiros de Apucarana.

continua após publicidade

Participaram do treinamento, teórico e prático, 35 servidores do Samu de Apucarana, Arapongas, Jandaia do Sul e Faxinal, entre condutores socorristas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e médico. A capacitação, realizada no estacionamento do Ginásio de Esportes Lagoão, foi encerrada com a simulação de resgaste em quatro veículos acidentados com vítimas presas nas ferragens.

“A instrução de salvamento veicular que estamos realizando hoje garante uma integração entre o Corpo de Bombeiros e o Samu para dar um melhor atendimento de vítimas presas nas ferragens de veículos acidentados. Essa integração, com certeza, resulta no salvamento de mais vidas”, afirma o sargento Anderson Silva, que ministrou o treinamento.

continua após publicidade

Destacando a importância do treinamento na situação em que cada segundo conta para salvar vidas, o prefeito Junior da Femac agradeceu o Corpo de Bombeiros por trazer esse conhecimento à equipe do Samu. É importante e muito confortante para as pessoas do Vale do Ivaí saber que os servidores do atendimento de urgência e emergência estão preparados para essa função em situação de acidentes de carros”, destaca Junior da Femac.

O coordenador de enfermagem do Samu, Miqueias Romagnolo, definiu o treinamento como uma capacitação para a equipe do Samu agir, em parceria com o Corpo de Bombeiros, em situações que envolvem vítimas presas nas ferragens. “É uma forma de integração fundamental neste tipo de socorro”, avalia Romagnolo, agradecendo ao Ferro Velho Jocar que cedeu os carros para a simulação do resgaste.

Entre outros conhecimentos foram ministradas técnicas de corte e de extração das vítimas, com destaque a avaliação clínica da pessoa socorrida a partir da criação de acesso para o socorrista.

continua após publicidade
Tags relacionadas: #Apucarana #junior da femac #Samu