Apucarana

Saiba quem vai receber as doses da Pfizer

A vacina é aplicada em duas doses, com intervalo de 21 dias.

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Saiba quem vai receber as doses da Pfizer
fonte: Divulgação
Saiba quem vai receber as doses da Pfizer

Apucarana está entre os 21 municípios que  recebem na segunda-feira (31), 1.170 doses da vacina contra a Covid-19 da fabricante norte-americana Pfizer/BioNTech.

continua após publicidade

Com isso, a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) retoma a aplicação para o grupo de gestantes e puérperas acima de 18 anos, com comorbidades na terça-feira (1º). São esperadas 300 mulheres para tomarem a vacina.

O secretário da Saúde Roberto Kaneta explicou que a vacina da Pfizer tem algumas diferenças das outras que já são usadas no município. “Essa  vacina precisa ser utilizada em 5 dias, além de também ser aplicada em duas doses, com intervalo de 21 dias”, disse.

continua após publicidade

A equipe da saúde fez um treinamento pois a preparação da vacina também é diferente das que já são utilizadas na cidade.

“A vacina vem em dois frascos um soluto e outro diluente (Em pó e liquido) para serem preparadas. Por isso solicitei uma sala climatizada nas dependências do Hemepar, o banco de sangue de Apucarana que fica próximo ao Lagoão, onde acontece a vacinação para a preparação dessas doses”, explica Kaneta.  

As principais diferenças da vacina da Pfizer com a Coronavac e AstraZeneca é a dosagem e o preparo.

continua após publicidade

“A dosagem da Pfizer é diferente, ela tem 0,3 ml enquanto as outras 0,5 ml . E a caixa vem com 6 doses” observa o secretário.

A vacinação continua de forma drive thru no Ginásio de Esporte Lagoão.