Apucarana

Saiba o que fazer em caso de sintomas gripais em crianças

Pediatra de Apucarana orienta sobre os cuidados com as principais infecções

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Saiba o que fazer em caso de sintomas gripais em crianças
fonte: Pixabay

As infecções respiratórias têm afetado as crianças e, é importante reforçar a proteção e atenção aos sintomas pelos pais e cuidadores. De acordo com o pediatra do Hospital da Providência  Materno Infantil, Ataíde Valente, as principais infecções que têm afetado o sistema respiratório das crianças são a Covid-19, Influenza-B e  Influenza-A, que engloba a H1N1 e H3N2, além do resfriado comum.

continua após publicidade

 “O resfriado possui sintomas mais leves, como tosse, congestão nasal e coriza, enquanto a infecção pelos vírus geralmente estão acompanhadas de sintomas mais fortes, que acometem mais o estado geral da criança, como calafrios, febre e diarreia”, explica. O médico ainda ressalta que a qualquer sinal de piora é importante buscar assistência de um profissional especializado. 

Como prevenção, conforme Ataíde, manter uma boa alimentação ajuda a fortalecer o sistema imunológico dos pequenos. “É importantíssimo manter uma alimentação rica em legumes e verduras, além de manter sempre a criança hidratada e com o calendário vacinal em dia”, ressalta. 

continua após publicidade

Ainda com informações do pediatra, medidas como o uso de máscaras quando indicado, o uso de álcool gel, evitar aglomerações e o isolamento ao ter sinais gripais são essenciais neste período. “Pequenos atos como esses podem evitar a propagação desses vírus em nosso meio. Nossa maior arma é a prevenção”, conclui.