O secretário de Desenvolvimento Social e Família do Paraná, Rogério Carboni, esteve em Apucarana nesta quarta-feira (05) para anunciar a liberação de recursos para a construção de dois centros municipais de Educação Infantil (CMEIs) nos bairros Jardim Colonial e região do Interlagos, em Apucarana. (Assista à entrevista abaixo).
O investimento, que soma R$ 3,7 milhões, faz parte do maior programa de creches do Brasil, que prevê 300 unidades no Paraná, com recursos do Tesouro Estadual, da Assembleia Legislativa e do Fundo da Infância e Adolescência. O secretário também se reuniu com o prefeito Rodolfo Mota e vereadores para alinhar essas ações.
📰 LEIA MAIS: Ginásio de escola do 'João Paulo' será reconstruído em Apucarana
Segundo Carboni, que concedeu entrevista nos estúdios do TNOnline e da Tribuna do Norte, os recursos para as obras já estão na conta do município desde o ano passado e o CMEIs devem ser concluídos em até nove meses. “ Nosso objetivo é que essas unidades estejam prontas para o próximo ano letivo, garantindo um local seguro para as crianças enquanto os pais trabalham”, afirmou.
O secretário também destacou as prioridades da pasta para o próximo ano, incluindo políticas voltadas a pessoa com deficiência, juventude e assistência social. O Paraná foi o primeiro estado a criar um fundo estadual para a política da pessoa com deficiência, garantindo repasses diretos aos municípios. “ Se o gestor municipal ainda não criou esse fundo, recomendamos que faça, pois haverá novos recursos este ano”, orientou
Outras iniciativas incluem programas de incentivo à educação e ao primeiro emprego para jovens, além da gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que atende populações vulneráveis.
Carboni reforçou que o governo Ratinho Júnior mantém uma política municipalista, destinando investimentos a todas as regiões do estado. Entre os exemplos citados, destacou a construção da Ponte de Guaratuba, aguardada a décadas, e projetos como as cadeiras anfíbias no litoral, que permitem que pessoas com deficiência tenham acesso ao mar.
O secretário aproveitou a oportunidade para convidar gestores municipais das áreas de assistência social, família e mulher para um evento de qualificação nos dias 25 e 26 de fevereiro, no Canal da música, em Curitiba. “ Temos muitos recursos disponíveis, mas percebemos dificuldades na execução dos investimentos. Esse encontro será uma oportunidade para alinhar estratégias e garantir que os recursos cheguem a quem mais precisa”, concluiu.
Entrevista:
TNOnline TV
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos
Deixe seu comentário sobre: "Rogério Carboni anuncia investimentos para construção de duas CMEIs"