Proprietários de imóveis na Rua Ponta Grossa e representantes de imobiliárias conheceram nesta quinta (20) detalhes do projeto de revitalização, que pretende promover um novo conceito de compras para a via. A reunião, que também contou com a presença de lojistas, ocorreu no auditório do Senac de Apucarana. A reunião foi pautada numa necessidade da rua, uma vez que 80% dos imóveis são alugados. Nesta semana, lojistas também deram início ao planejamento comercial.
LEIA MAIS: Veja como deve ficar a Rua Ponta Grossa após a revitalização
O Programa de Revitalização é uma iniciativa da Fecomércio PR, Sebrae/PR, Prefeitura de Apucarana, Sivana e Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan). No encontro, os proprietários de imóveis e também representantes de várias imobiliárias tiveram a oportunidade de ver a proposta arquitetônica para a rua, elaborada pelo Idepplan, e também tiveram a oportunidade de tirar dúvidas, além de também conhecerem a proposta conceitual para a rua.
Para a presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), empresária Aída Assunção, a reunião de hoje é mais uma etapa do projeto de revitalização. “É importantíssimo que todos que tenham alguma ligação com a rua conheçam de perto cada todos os detalhes, da infraestrutura a nova concepção de compras”, comenta.
Na avaliação do consultor do Sebrae/PR, Tiago Cunha, que apresentou a proposta durante a reunião no Senac, a reunião foi positiva e trouxe novas ideias. “Tivemos uma receptividade muito grande, o que é essencial para o sucesso do projeto, que, por sinal, foi muito elogiado. Nesta etapa começamos as tratativas com diversos setores e também com os atores envolvidos. Com isso, a união entre lojistas, proprietários de imóveis e instituições é fundamental para que haja uma verdadeira revitalização na Rua Ponta Grossa. Além da mudança arquitetônica, no início da semana, os lojistas deram início ao planejamento comercial para a rua”, afirma.
O gerente do Senac Apucarana, Lucas Salvalaggio, pontuou que o projeto de revitalização não diz respeito só a infraestrutura, mas também a gestão. “Por isso, a partir de maio, o Senac entrará com a parte de capacitação de lojistas e colaboradores, para alinhar essa nova realidade e também as necessidades dos consumidores, fortalecendo ainda mais o comércio”, diz.
O início da revitalização da infraestrutura está previsto para começar no início do segundo semestre e prevê melhorias na parte física da rua, incluindo trânsito, iluminação, floreiras e mobiliário urbano.
Planejamento comercial
Um grupo de 40 lojistas da Rua Ponta Grossa se reuniu na última segunda (17/04) e terça-feira (18), no escritório do Sebrae/PR, para participar do workshop sobre “Novos modelos de negócios para o varejo” e realizar o planejamento comercial para a via que, no ano passado, passou a integrar o Programa de Revitalização de Espaços Comerciais.
O consultor do Sebrae/PR, Tiago Correia da Cunha, conta que, durante os workshops, o grupo de lojistas trabalhou no planejamento comercial da rua no longo prazo, para um período de aproximadamente 20 anos. O objetivo foi identificar oportunidades e incorporar novos modelos comerciais e inovações.
Entre as ideias discutidas estão a possibilidade de criar um e-commerce da Rua Ponta Grossa, programa de cash back entre lojistas, eventos culturais e esportivos para movimentar a região e levar qualidade de vida para a população.
“A revitalização vai posicionar a rua como um polo comercial de referência para Apucarana, Vale do Ivaí e Brasil, e contribuir para o desenvolvimento dos lojistas e a geração de emprego e renda”, avalia o consultor.
Deixe seu comentário sobre: "Revitalização da Rua Ponta Grossa é apresentada a donos de imóveis"