MAIS LIDAS
VER TODOS

APUCARANA

Residentes desenvolvem educação em saúde com a Cocap

Os cerca de 60 trabalhadores da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Apucarana (Cocap) estão recebendo acompanhamento semanal

Da Redação

·
Residentes desenvolvem educação em saúde com a Cocap
Icone Camera Foto por ASSESSORIA
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.05.2022, 18:18:17 Editado em 18.05.2022, 18:18:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os cerca de 60 trabalhadores da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Apucarana (Cocap) estão recebendo acompanhamento semanal nas especialidades de nutrição, educação física, psicologia, enfermagem, odontologia e fisioterapia por parte de profissionais do Programa de Residência Multiprofissional que atuam na Unidade Básica de Saúde (UBS) Osvaldo Damin, localizada na Vila Martins.

continua após publicidade

“O projeto, que entre outros vieses está alicerçado na assistência e educação popular em saúde, teve início em dezembro do ano passado é já vem sendo referenciado em congressos pelo Brasil pelos resultados práticos já obtidos”, destaca o prefeito Júnior da Femac, que nesta quinta-feira (18/05) conheceu mais detalhes do trabalho em reunião com os tutores docentes do programa, Adriana Prestes do Nascimento Palu e Lucas Paparazzo. “Uma iniciativa complementar ao Sistema Único de Saúde (SUS) que tem todo nosso apoio, através da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), e que queremos ver replicado em outros grupos de nossa sociedade”, disse o prefeito.

Segundo explicou a tutora referência do projeto, Adriana Palu, os cooperados fazem parte de um grupo social altamente vulnerável e que a iniciativa tem conseguido levar conhecimentos que estão ajudando na promoção da saúde e qualidade de vida. “Logo no início dos trabalhos realizamos um diagnóstico situacional e descobrimos que apenas 10% dos cooperados tinham acesso ao SUS. Outro dado alarmante foi o uso indiscriminado de medicamentos, sem a devida prescrição médica”, revelou Adriana.

continua após publicidade

De acordo com ela, a partir da atuação dos residentes profissionais – nutrição, educação física, psicologia, enfermagem, odontologia e fisioterapia – muitos avanços já aconteceram. “Trabalhamos com o princípio de que estamos a serviço da população e isto tem tido um resultado muito positivo na prática, recriando realidades, fazendo com que os cooperados tenham um conhecimento que possibilitem fazer boas escolhas para que tenham um ganho em saúde e qualidade de vida”, disse a tutora, que também integra a Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde (ANEPS).

Como exemplo, ela citou o trabalho realizado junto às cozinheiras da cooperativa. “Comer melhor não envolve investir mais dinheiro, mas sim o emprego de técnicas (reaproveitamento) e boas escolhas, como ter uma horta em casa. A Cocap tem sido para todos um ambiente de troca, constituindo um espaço de formação aos nossos residentes multiprofissionais e, ao mesmo tempo, ambiente de novos conhecimento em saúde para os cooperados”, ilustrou Adriana, destacando a receptividade e parceria desenvolvida com a direção da cooperativa. “Vamos a partir de agora dar “start” em uma segunda fase deste projeto, que envolve a proteção integral com o desenvolvimento das chamadas “Práticas Integrativas e Complementares (PICS)”, que são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais”, informou.

O coordenador da Cocap, Antônio Nogueira, popular Tonhão, afirma que os resultados do acompanhamento multiprofissional têm sido visíveis. “Uma pessoa com saúde produz mais e este trabalho nada mais é do que investir no ser humano. Tenho acompanhado muitas transformações em nossos colaboradores, graças a este trabalho”, disse o coordenador.

Os residentes envolvidos na ação são Anamélia Humeniuk (psicologia), Marcieli Andrade (educação física), Lucas Eduardo Carneiro (enfermagem), Maryane Matias (nutrição), Caroline Lyra (fisioterapia) e Denise Alves (odontologia). Também participou da reunião de apresentação de resultados o secretário Municipal de Meio Ambiente, Gentil Pereira.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Residentes desenvolvem educação em saúde com a Cocap"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!