Apucarana

Relaxamento da quarentena preocupa 16ª Regional de Saúde

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Relaxamento da quarentena preocupa 16ª Regional de Saúde
fonte: Divulgação
Relaxamento da quarentena preocupa 16ª Regional de Saúde

Aquela sensação de que o “pior já passou” pode ser a nova vilã do atual período da pandemia do coronavírus. O chamado relaxamento da quarentena – que pode ser visto com o aumento das aglomerações e a redução do uso de máscaras principalmente fora dos eixos centrais dos municípios da região - preocupa o chefe da 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana, Altimar Carletto, que diz que o relaxamento das medidas de prevenção é perceptível.

continua após publicidade

“Isso é muito ruim, já que ainda estamos vivendo um patamar elevado em número de casos e óbitos”, explica. O médico diz que compreende que as pessoas estão cansadas e também menos dispostas em manter todas as condutas preventivas, como o isolamento e distanciamento social, o uso intensivo da máscara e a higienização constante das mãos. 

O profissional destaca que, entretanto,  o relaxamento pode alterar os atuais índices de transmissão. Atualmente, a região se encontra no chamado platô, com estabilidade no número de novos casos. “Se tudo foi bem até agora é graças às medidas de prevenção citadas e se continuar esse relaxamento de achar que a pandemia está acabando, os casos vão aumentar novamente”, complementa.

continua após publicidade

Para o médico, a população que pensa que a pandemia acabou está na direção errada. “Precisamos tomar todos os cuidados possíveis para o vírus não volte a circular com força novamente”, esclarece.