Região do Jardim Diamantina ganha nova iluminação - TNOnline
Mais lidas

    Apucarana

    Apucarana

    Região do Jardim Diamantina ganha nova iluminação

    Foto por Divulgação
    Escrito por Da Redação
    Publicado em 25.11.2020, 11:54:49 Editado em 25.11.2020, 11:55:04
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    A Prefeitura de Apucarana, através da empresa contratada, concluiu nesta semana a modernização da iluminação pública no Jardim Diamantina e no Núcleo Habitacional José Mercadante. Ao todo, foram substituídas 195 luminárias antigas por novas de vapor metálico, nas potências de 100 e 150 watts.

    De acordo com o prefeito Junior da Femac, o serviço integra um amplo plano de modernização da iluminação pública, que teve início no ano passado. “Neste período, já foram atendidas 40 regiões da cidade, entre bairros, avenidas, praças, acesso a parques e ruas com grande fluxo de pessoas e veículos. As luminárias antigas com tecnologia defasada  foram substituídas por novas, de vapor metálico e de LED”, cita Junior da Femac.

    O programa de modernização já recebeu até o momento investimentos de R$ 3,7 milhões, com recursos oriundos da  contribuição de custeio da iluminação pública (Cosip). “A iluminação que existia em vários bairros era de vapor de mercúrio, uma tecnologia que remonta 70 anos atrás. As novas luminárias de alto rendimento  representam uma verdadeira transformação e garantem maior segurança às famílias”, frisa Junior da Femac.

    Conforme o engenheiro eletricista Lafayete Luz, diretor-presidente do do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan), as luminárias na região do Jardim Diamantina eram de vapor de mercúrio e de vapor de sódio. “Eram na maioria de 70 watts, o que gerava uma luminosidade muito precária. Fizemos nesta região uma série de serviços recentemente que mudaram essa realidade, como a colocação de lâmpadas de LED na Avenida Central do Paraná que passa dentro do Jardim Diamantina”, salienta Lafayete.

    O diretor-presidente do Idepplan cita ainda as ruas Canadá e Colômbia que dão acesso ao trecho urbano da BR 376. “São vias de ligação com a rodovia e a região norte da cidade e que estavam muito escuras. Fizemos, portanto, um conjunto de serviços que revigorou a iluminação nesta região da cidade”, reitera, lembrando que a Prefeitura também fez nesta região da cidade a renovação da iluminação na Praça da Igreja Cristo Rei.

    Lafayete afirma que na sequência a empresa contratada vai concluir a modernização da iluminação nos jardins Ponta Grossa, América e no Conjunto Residencial Fariz Gebrim. “Também vamos atuar no Loteamento Monte Belo, onde recentemente a Prefeitura asfaltou a Rua Mário Mendes Marques dentro do Programa Interbairros. Já instalamos novos postes, o que permitirá aumentar a quantidade de luminárias na via e, ao mesmo tempo, vamos fazer a substituição das luminárias antigas em todo o bairro”, informa Lafayete. 

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Região do Jardim Diamantina ganha nova iluminação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.