Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
FISCO

Receita espera 38 mil declarações do Imposto de Renda na região

Prazo para prestar contas com o Leão começa nesta quarta-feira (15) e termina em 31 de maio

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Receita espera 38 mil declarações do Imposto de Renda na região
Autor Principal novidade em 2023 é a opção da declaração pré-preenchida, que também será liberada nesta quarta-feira - Foto: Agência Brasil

O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda 2023 começa nesta quarta-feira (15) e vai até 31 de maio. Na agência da Receita Federal de Apucarana, que abrange 15 municípios, 38 mil declarações são esperadas neste ano.

O chefe da agência, Marcelino Colombo, afirma que o maior número de contribuintes que precisa prestar contas com o Leão na região está em Apucarana: 23,5 mil. Ele assinala que a principal novidade em 2023 é a opção da declaração pré-preenchida, que também será liberada nesta quarta-feira.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

- LEIA MAIS: Mais de 700 motoristas esquecem CNH em Apucarana e Arapongas

Para acessá-la, o contribuinte deve ter uma conta Gov.br de nível prata ou ouro. Na declaração pré-preenchida, o sistema da Receita Federal traz automaticamente diversas informações que antes precisavam ser digitadas uma a uma pelo declarante. São informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais e que são alimentadas diretamente no programa do Imposto de Renda 2023.

“A declaração pré-preenchida recupera todas as informações que estão no sistema. São 15 itens de verificação”, explica Marcelino, observando que o contribuinte, porém, fica responsável por verificar todos os dados pré-preenchidos na declaração, devendo realizar as alterações, inclusões e exclusões das informações necessárias.

publicidade

Segundo ele, é importante prestar atenção nas informações para evitar a malha fina. “O principal problema é o preenchimento equivocado dos dados e também quando o contribuinte esquece ou omite algum rendimento”, cita. Ele também observa erros em relação aos dependentes. “Os dados são cruzados, então, qualquer inconsistência será denunciada pelo sistema”, pontua.

A declaração pré-preenchida é ofertada em todas as plataformas oferecidas para fazer e enviar a declaração: on-line no portal e-CAC; pelo programa do IRPF 2023 no computador e pelo celular ou tablet com o aplicativo Meu Imposto de Renda.

Para tentar reduzir os riscos de enganos e diminuir o número de declarações retidas em malha fina, a Receita Federal mudou o prazo para a entrega da declaração. Neste ano, o período disponível para enviar as informações vai de 15 de março a 31 de maio. A mudança foi feita para que todos pudessem ter acesso justamente à declaração pré-preenchida.

publicidade

Para estimular o cidadão a usar esse recurso, o fisco avisa que quem fizer a declaração pré-preenchida e solicitar a restituição via Pix (desde que seja o número do CPF) entra na lista de prioridade para receber a restituição.

ARAPONGAS

Com a desativação da agência da Receita Federal em Arapongas, no ano passado, o atendimento dos contribuintes da cidade está sendo feito em Apucarana. A unidade araponguense atendia seis municípios, que devem enviar 47 mil declarações em 2023, segundo a Delegacia Regional de Londrina.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline