MAIS LIDAS
VER TODOS

APUCARANA

Psicólogos que atuam na atenção básica recebem capacitação

O “Protocolo de atuação do psicólogo(a) na atenção primária à saúde”, foi discutido

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.08.2021, 22:30:00 Editado em 25.08.2021, 20:49:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os psicólogos que atendem na atenção básica participaram nesta quarta-feira (25) de capacitação no Salão Nobre da Prefeitura. O “Protocolo de atuação do psicólogo(a) na atenção primária à saúde”, foi discutido em profundidade, com vários exemplos práticos de atuação dentro das unidades básicas de saúde de Apucarana.

continua após publicidade

A comissão de elaboração do protocolo, formada pelas psicólogas Camila Siguinolfi, Ana Rita Rigoleto e pela assistente social Mariane Nunes, explicou o leque de ferramentas à disposição dos profissionais no auxílio às demandas de saúde mental. “A ideia foi mostrar um guia prático de atenção à saúde mental”, disse Camila. “Os equipamentos da Rede de Atenção à Saúde Mental, as possibilidades de saber onde buscar o auxílio ou encaminhamento de que precisa, a diversidade das demandas que surgem foram pontos de destaque em nosso encontro.”

A capacitação desta quarta-feira integra o rol de iniciativas do Comitê Intersetorial de Saúde Mental, que envolve as secretarias da Mulher e Assuntos da Família, da Saúde, da Educação, do Esporte e da Assistência Social e é coordenado pela secretária da Mulher Denise Canesin. “Neste primeiro momento, nós tratamos da ambientação dos psicólogos, mas vamos ter uma série de encontros, reuniões de equipe, estabelecer um cronograma de capacitações, dentro da proposta de reestruturação, ampliação e fortalecimento da Rede”, afirmou a secretária.

continua após publicidade

Acolher

A coordenadora do Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino da Secretaria da Mulher, Bete Berton, falou sobre a construção do programa e a intersecção da economia solidária com as práticas terapêuticas proporcionadas pela horticultura, destacando a transversalidade da proposta. Na UBS Maria do Café, os pacientes atendidos pela saúde mental dedicam-se ao cultivo de hortaliças, legumes e verduras e a horta, chamada de “Acolher”, é o piloto de uma iniciativa que se transformou em um programa municipal.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Psicólogos que atuam na atenção básica recebem capacitação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!