MAIS LIDAS
VER TODOS

Justiça Eleitoral

PSD protocola ação que pode tirar eleição de Adan Lenharo em Apucarana

Partido denuncia DC por suposta fraude na cota de gênero nas eleições de outubro; entenda

Da Redação

·
Justiça Eleitoral de Apucarana
Icone Camera Foto por TNOnline
Justiça Eleitoral de Apucarana
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.11.2024, 13:38:40 Editado em 01.11.2024, 13:39:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

O PSD protocolou às 18h58 desta quinta-feira (31), na Justiça Eleitoral de Apucarana, Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) solicitando a anulação dos votos de todos os candidatos a vereador do partido Democracia Cristã (DC) por conta de uma suposta fraude na cota de gênero. O DC elegeu o empresário Adan Lenharo, que fez 1.965 votos nas eleições de 6 de outubro.

-LEIA MAIS: Mãe de Apucarana realiza campanha para cirurgia urgente da filha

continua após publicidade

A informação foi antecipada pelo TNOnline. Caso o PSD consiga uma decisão favorável, a vaga de Adan Lenharo seria herdada pelo vereador Lucas Leugi (PSD), que fez 2.148 votos e não foi eleito. A ação do PSD é assinada pelo deputado federal Beto Preto (PSD), presidente do diretório municipal do partido em Apucarana.

Na Aije, o PSD denuncia o DC por fraude eleitoral em duas candidaturas de mulheres, que fizeram 13 e 17 votos nas eleições de 6 de outubro. Segundo a ação, o DC teria fraudado a cota de gênero, indicando candidatas “laranjas” para atingir o percentual mínimo de 30% de candidaturas femininas, determinado pela legislação eleitoral.

O PSD pede a nulidade dos votos recebidos pelo DC nas eleições proporcionais de 2024; a cassação do respectivo Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) e, por consequência, do diploma de todos os candidatos a ele vinculados; e a determinação de recálculo dos quocientes eleitoral e partidário nas eleições proporcionais em Apucarana.

continua após publicidade

Segundo o texto da ação, assinada pelos advogados Raul Siqueira, Cristian Luiz Moares e Michel Guerios Netto, as candidaturas femininas “não podem ser fictícias, com nítidas fraudes, mas sim gozarem de todo o apoio necessário, legal e judicial por parte dos partidos, a fim de alcançar um equilíbrio maior na participação de gênero em todos os segmentos da política nacional’.

“Não é que se vê no caso em comento. Verifica-se aqui o registro de candidatura de duas mulheres na composição da chapa do partido Democracia Cristã com a finalidade de viabilizar a candidatura de mais homens ao pleito proporcional do município de Apucarana”, diz a ação, que será analisada pelo juiz Rogério Tragibo de Campos, da 28ª Zonal Eleitoral de Apucarana.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "PSD protocola ação que pode tirar eleição de Adan Lenharo em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!